Da Redação JM Notícia

O vereador Filipe Fernandes apresentou um projeto de lei para divulgar a relação de medicamentos disponíveis na rede municipal de saúde, oferecendo assim mais transparência ao serviço de distribuição, além de reduzir o tempo de espera nos postos de saúde. 

O parlamentar sabe que muitas pessoas ficam nas filas para buscar medicamentos que, muitas vezes, não está disponível. Ao ter essa informação visível, os munícipes não enfrentaram filas correndo riscos de não encontrarem o remédio que precisam. 

“Queremos que essas pessoas não percam o tempo delas aguardando para receber um remédio que está em falta. Além disso, acredito que é direito do cidadão o acesso a essa informação”, explicou Filipe Fernandes. 

Para Thiago Cella, morador da quadra 303 Norte, o projeto é de interesse da população. “A partir do momento que a Secretaria Municipal de Saúde tem que prestar contas à população sobre a situação do estoque, gera uma preocupação maior para que sempre se tenha os remédios disponíveis”, destacou. 

Tramitando na Câmara dos Vereadores, o projeto de lei prevê que a divulgação dos medicamentos deverá ocorrer nos sites oficiais e nas dependências das unidades de saúde, contemplando as USFs (Unidades de Saúde da Família), pronto-atendimento e hospitais. Conforme a proposta, as alterações nos estoques de medicamentos também deverão ser divulgadas. 

Atualmente o PL está em análise na Comissão de Políticas Públicas Sociais e na Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Se receber parecer favorável, o PL será encaminhado para votação no plenário.