Da Redação JM Notícia

Pastor Ricardo Moisés de Cornélio Procópio, e pastor Júlio César Silva de Araruama

Nos últimos dias foram noticiados dois suicídios de pastores no Brasil, reascendendo o debate sobre o apoio das igrejas aos seus líderes a fim de combater a depressão que tem levado líderes religiosos de todo o mundo a tirarem suas vidas.

Um dos casos aconteceu em Cornélio Procópio (PR) no último domingo. O pastor Ricardo Moisés, da Igreja Assembleia de Deus, se enforcou em sua casa que fica nos fundos da igreja.  Com 28 anos de idade, Ricardo foi encontrado já sem vida por sua esposa, que chegou a acionar o SAMU e a Polícia Militar, mas era tarde demais.

Nesta terça-feira (12) o pastor Júlio César Silva, ex-presidente da Assembleia de Deus Ministério Madureira em Araruama (RJ) tirou a própria vida por enforcamento. O corpo do pastor foi encontrado na varanda de sua casa, localizada em um condomínio na região nobre da cidade.

Pastor Júlio Cesar Silva e esposa – Foto: Divulgação

O pastor Júlio Cesar Silva é sobrinho do pastor Oídes José do Carmo, presidente da Assembleia de Deus – Ministério Campinas e um dos maiores lideres da Assembleia de Deus Madureira no Brasil.

Depressão de pastores é preocupante

Ainda que o motivo dessas mortes não tenha sido revelado por suas famílias, os números cada vez maiores de pastores que cometem suicídio têm preocupado instituições em todo o mundo.

O Instituto Schaeffer, dos Estados Unidos, chegou a pesquisar sobre a saúde mental de líderes religiosos e revelou que 70% dos pastores lutam constantemente com a depressão, e 71% estão “esgotados” física e mentalmente.

Ainda de acordo com esta pesquisa, 80% dos pastores acreditam que o ministério pastoral afeta negativamente suas famílias e 70% dizem não ter um amigo próximo.

Assim como o número geral de suicídios, os casos com vítimas que lideram igrejas também têm a depressão como principal causa. Além da doença, fatores como traições ministeriais, baixos salários, isolamento, falta de amigos e problemas conjugais também foram registrados.

VÍDEO DO PASTOR JULIO CÉSAR

35 Comentários

  1. Na minha opinião o problema está bem centrado nas denominações que mais impõem jugos pesados sobre os pastores. E a Assembléia é uma delas. Os pastores são constantemente cobrados por demanda de dizmo nas igrejas, e o volume de trabalho semanal é muito grande. Isso porque a igreja tem encarado a administração dos pastores não de forma espiritual mas estão visando lucratividade dentro das igrejas. Se esquecem que cristão também trabalha e o pouco tempo que têm pra descansar precisam gastar na obra. Precisam ter bom senso e equilíbrio

    • O Deus dos “evangélicos” é o dízimo que vem da grana…Sempre foi…Praticam o “livre exame”, ou seja, ninguém aprende nada de uma fonte mas interpretam do jeito que querem e de maneiras diferentes como se a verdade não fosse uma só. Como todos perceberam que estão sendo explorados e estão se “desigrejando”, afinal de contas bíblia tem muitas por aí e cada um interpreta como quiser, rezar ou orar se faz em casa mesmo, pra que pastor ou Igreja ? Além disso tem a crise “socialista” brasileira e sem grana as pessoas economizam no dízimo. Sem grana e com dificuldades, dantes levando vida privilegiada, caem em depressão e se matam. é isto…

  2. Pastores, além de tudo o que já foi dito, tem problemas que todos os viventes tem: falência financeira, doenças incuráveis, pressão politica, depressão (não por força da profissão mas porque são viventes nesta sociedade degradante) , separações e divórcios, perseguições de assassinos, seitas ocultas e chantagistas, e assim por diante. Pastores são pessoas humanas, e como tais, com os mesmos problemas de todos. Conclusão: CADA CASO É UM CASO.

  3. O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.” Sl 145:14

    Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” 2Co 4:9
    DESCULPEM A MINHA SINCERIDADE, MAS QUEM TEM ESSE TIPO TE ATITUDE ESTÁ LONGE DE CONHECER O DEUS DESSE DOIS VERSICULOS ACIMA. AQUELE QUE REALMENTE TEM O NOVO NASCIMENTO, COMO ESTÁ NA PALAVRA SENTE OS RIOS DE AGUAS VIVAS CORRENDO DENTRO DO SEU SER, “ Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.” Jo 7:38R, MAS SER ABATIDO…NUNCA. ACHO QUE ELES ERAM RELIGIOSOS, E NÃO UMA NOVA CRIATURA COMO DIZ A PALAVRA DE DEUS. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” 2Co 5:17. O NOSSO ARQUI-INIMIGO VENCEU ESSAS ALMAS, MAS NÓS QUE ESTAMOS VIVOS FIQUEMOS ATENTOS PARA QUE NÃO NOS LEVEM TAMBEM.

    • Isso é um problema quimico na maioria das vezes, mas o preconceito das pessoas em achar que tudo é demonio da nisso. Se sua vitamina C tiver baixa você vai expulsar demonios? As pessoas precisam estudar mais, a religiosidade faz isso. Estudar, aprender, conhecer, evoluir, sempre e com Deus.

    • Isso sim é julgamento ! Vais ser julgada pela mesma medida. Observa os “sinais” e tire suas conclusões, não julgue…O salário deles hoje é baixo e quem estava acostumado com muito nem sempre consegue acostumar-se com pouco…é o choque do rico que empobreceu. Pode acontecer com qualquer pessoa…

    • Verdade, concordo plenamente com você, mas infelismente existem muitos ignorantes que não querem ouvir a verdade, acham que é julgamento, mas nao, é apenas a verdade.

  4. A realidade da Palavra de Deus é uma só! Se você realmente em Deus jamais isso sucedera. Aconteceu isso com Judas Iscariote, mas vai ler como ele andava! O problema que o evangelho do Brasil esta banalizado, se tornou algo comum, e muitos que se dizem ser, são apenas aparências, sepulcros caiados, que não tem coragem de assumir seus erros e deixam se levar pela a voz do Diabo e seus adeptos!! Pronto Falei!!

    • Assim, aquele que julga que esta firme, cuide-se pra não cair. 1 CorÍntIos 10;12, Elias não foi o primeiro,e não será o único. Por todos os dias desfrutamos da imensa fidelidade divina, porém quando as tribulações nos chegam, a falibilidade humana, tende a esquecer a infalibilidade de Deus! Que estejamos, sempre num estado de graça, e fortalecidos no amor de Cristo!

      • Cair como ? Quem aceitou Jesus como seu “Salvador” pessoal já está salvo porque Jesus já morreu por todos os pecados presentes, passados e futuros. Paulo estava de porre quando falou isto. O crente não pode perder-se…Não é assim que os pastores ensinam ?

    • GRANDE PEDRO. OQUE VOCÊ ME DIZ DE SANSÃO, SE OQ ELE FEZ NÃO FOI SUICIDO ENTÃO NÃO SEI MAIS NADA. E ELE ESTAVA COM DEUS TANTO Q FOI ABENÇOADO COM A FORÇA Q VINHA DO SENHOR.

      • Verdade,mas como o Sr Pedro deu a entender líder evangélico não poder ter dê pressão,não pode errar, pois ele é o juiz dono da verdade.
        Se ele conhece tanto a palavra de Deus deve ter lido que nso devemos julgar os outros.

        • Não é preciso julgar basta interpretar os sinais. Estão se suicidando porque não conseguem mais manter os padrões de antes pois a quantidade de fiéis está caindo rapidamente. É duro ter que renunciar ao que se estava acostumado. Quem é rico e fica pobre se arrebenta a ponto de cometer suicídio mesmo.

      • Deus concordou com Sansão e devolveu a força dele, esqueceu-se ? Logo, no caso desse Sansão aí, não foi suicídio.
        Idiota !

    • Judas era “zelote” e se decepcionou com um Cristo que liberta para a vida eterna e não para a vida curta deste mundo. Judas queria libertar Israel do jugo romano. Arrependeu-se amargamente e se pendurou numa árvore, o que muitos pastores estão fazendo: Suicidando-se do modo “bíblico”…Só que são bem mais “materialistas” do que Judas, porque judas tinha um ideia de liberdade para Israel e esses que se suicidam o fazem porque estão em dificuldades em manter o mesmo padrão de vida anterior devido a dois motivos: 1 – Todos no mundo protestante-evangélico (excetuando-se as Igrejas protestantes tradicionais, com pouquíssimos adeptos em pleno século XXI), não aprendem a interpretar a Bíblia de uma única fonte, todos praticam o chamado “livre exame”. Com isto e com o advento da Teologia furada da “Prosperidade”, que cai por terra facilmente com um exame rápido das Sagradas Escrituras, as “ovelhas” perceberam que, “livre exame” e bíblia todo mundo pode ler e interpretar a seu modo, então pra que “pastor” se o próprio pastor interpreta também a seu modo ?
      2 – As ovelhas “acordaram” e se podem fazer “livre exame” por si próprias e todos tem bíblia em casa, se podem orar ou rezar sozinhos, pra que “Igreja Evangélica” e “Pastor” ?
      3 – Ajuntando-se a isto perceberam que estavam pagando “dízimo” a toa pois não precisam sair de suas casas pra fazer o que se faz nas Igrejas Evangélicas”. É fácil jogar por terra essa história de “dízimo” com a mesma bíblia com que outros defendem o “dízimo”. Ora, depois de tudo isto, largam as Igrejas…
      4 – Um fator de prosperidade está em economizar 10% das “rendas” em tempos como agora…

  5. Isso é lamentável. O que mais me entristece no evangelho de hj é isso…a falta de respeito pelo ser humano. Kd o Amor????Kd os frutos do Espírito??? Tenho pouco tempo no evangelho, mas nunca vi comentários das outras denominações falando mal umas das outras, se degladiando…Mas na Igreja Evangélica, vejo muito disso…e me entristeço. Quantas almas perecendo lá fora, e na Igreja, os irmãos se matando…Que possamos tomar exemplo do que aconteceu com esses pastores, que possamos ORAR mais e mais para que DEUS dê sabedoria à cada um. Pois se administrar nossa casa já é difícil, qto mais a casa de DEUS. Que o Senhor possa ter misericórdia de nós ?

  6. acima de tudo os pastores também são humanos, pessoas com suas dificuldades e problemas, só porque são pastores não significa que tenham que ter uma vida de santidade, afinal não são Deus .
    agora devemos nos atentar para a questão da forma de suicídio, pois já são dois pastores que optam por se enforcar, porque?
    só tenho uma coisa a dizer, estamos vivendo os últimos dias, e satanás ira fazer de tudo para que nossos lideres percam a fé e o amor pela própria vida.
    já imaginaram uma pessoa que estar sem esperança e ver uma noticia dessas..o que ela vai pensar… resposta fica com vcs.

    #jesusestavoltando

  7. É preciso urgente rever os conceitos litúrgico nas igrejas evangélicas, as pressões e cobranças em cima dos pastores são de formas terrenas e empresariais, ser pastor é uma vocação celestial e não uma profissão que gere lucro para os papas das igrejas evangélicas, a relação pastor e ovelha tem que ser recíproca, vivemos ditaduras de líderes religiosos que se acham no patamar de Moisés e Arão, esse contexto mosaico que é o grande problema no corpo de Cristo, necessitamos de uma restauração na igreja de Cristo para que os pastores verdadeiramente sirvam à igreja de forma livre e com amor, que os pastores vocacionados vivam de acordo com a verdade do evangelho e não na opressão do sistema babilônico.

  8. A bíblia diz que os suicidas não herdarão o reino de Deus, se a pessoa ver que chegou ao seu limite, passa pra outro da continuidade, a bíblia fala sobre cansaço, temos que saber conduzir o tempo, organizar nossas vidas, a tempo pra tudo, e também a bíblia fala que temos que comunicar nossas necessidade aos santos,
    Mesmo sendo Pastor, se esta passando p dificuldade, seja qual for, se não consegue resolver, pede ajudar, é pastor mas é humano, carne, agora não da pra achar que é o homem de ferro. E no final de tudo acabar indo pro inf… ATe pq Deus que nos deu a vida e só ele pode tirar.

    • Pressão dos membros e. congregados cheios de demônios q se levantam contra seus pastores para caluniar difamar, falar mal nas redes sociais contra o anjo da igreja
      Exemplo foi Moisés q nem deixaram chegar em Canaã mataram a fe e os sonhos
      Assassinos de pastores
      Esculhambam com os pastores
      Deus vai cobrar de cada um q cooperou para esta drástica lástima acontecida

        • satanás não precisou fazer nada…O cara caiu em depressão e não aguentou. Pode acontecer com qualquer um. Me lembra um velho ditado jesuíta: “Um sujeito morreu e estava para ser julgado por Deus. Apavorado subiu no muro que separa o inferno do céu. Um anjo, que estava do lado do céu olhou para satanás e disse: “Nós respeitamos a vontade dele, pois ele tem o livre arbítrio e portanto a “liberdade dos filhos de Deus” e estamos rezando para que pule para o nosso lado para ser julgado mas porque tu satanás não o derrubas para o teu lado, já que não respeitas nada disso ? Resposta de satanás: “Encima do muro já é o meu lado”…Esta é a atitude da maioria do mundo evangélico quando se trata de problemas graves.

    • Não sei…O julgamento cabe a Deus. Talvez vocês “evangélicos” saibam, já que tem “certeza” da própria salvação…

        • tenho certeza que Deus não ia querer que eu tirasse minha própria vida, isso é uma vontade que Com certeza nao surgiria do Espirito Santo. Só quem vive o verdadeiro evangelho entende, agora quem nao vive não compreende o propósito do Senhor com seus filhos aqui na terra. As verdades bíblicas não podem deixar de ser pregada. Enfim, vamos orar meu povo, a vinda do Senhor esta próxima, vigia e orai.

  9. Tem pessoas falando de “estar solitário”, mas quem tem Deus nunca esta só, Deus é nossa melhor companhia em todos momentos, só bastar dobrarmos nossos joelhos e falar com Ele .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here