Da esq. p/ dir.: atual Capitão de Fragata da CFAT Cláudio Alberto Teixeira Ramos; prefeita Cínthia Ribeiro e Capitão de Fragata Gláucio Nerildo da Costa Carvalho Fotógrafo: Júnior Suzuki

A prefeita em exercício de Palmas, Cínthia Ribeiro, acompanhou na manhã desta segunda-feira, 15, a posse do novo comandante da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), o Capitão de Fragata Cláudio Alberto Teixeira Ramos e reafirmou o compromisso e parceria de sucesso quanto à gestão da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, a cerimônia de transmissão de cargo foi realizada na sede da Capitania, na região Sul da Capital.

Teixeira Ramos assumirá o comando por 18 meses em substituição ao Capitão de Fragata Gláucio Nerildo da Costa Carvalho, que atua na região durante dois anos. Em seu discurso de posse, Teixeira Ramos destacou que será um desafio e satisfação atuar na proteção das águas do Tocantins, inclusive quanto ao uso seguro dos rios e lagos, a exemplo do Lago de Palmas, cartão postal da cidade.

Cínthia Ribeiro ressaltou a eficiência em gestão desempenhada pela Marinha do Brasil, forma essa que garante a execução com excelência de todas as atividades a que se propõe. “Temos muito a agradecer ao Capitão Costa Carvalho pelos anos de excelência frente à Capitania do Araguaia-Tocantins e sua contribuição para a fiscalização de conscientização quanto ao uso do Lago de Palmas por toda a sociedade”, exaltou Cínthia.

VEJA TAMBÉM
Filipe Martins dá boas vindas e compara Prefeita Cínthia à rainha Ester: “Sensibilidade e coragem”

A prefeita também chamou a atenção para a continuidade da parceria de Cooperação Técnica firmada entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria da Educação e Marinha do Brasil, que juntos administram a mais a ETI Almirante Tamandaré. “Os bons resultados obtidos na ETI Almirante Tamandaré, com ensino de excelência e formação do cidadão como um todo, são vistos a cada dia, principalmente por ser uma das unidades de ensino mais procuradas pelos pais. Esperamos a realização de novas parcerias e sempre caminhando para a melhoria do ensino na nossa cidade”, informou a prefeita ao destacar que os filhos do novo comandante já integram a rede municipal de ensino.

Recém chegado ao Tocantins, vindo do Rio de Janeiro, Teixeira Ramos afirmou ser importante essa parceria institucional com a Prefeitura de Palmas e adiantou que inicialmente fará um trabalho de observação, fruto da sua experiência de décadas na Marinha e, caso seja necessário, serão implantadas novas ações.

Escola modelo

A estrutura do prédio é composta por piscinas, vestiários, campo de futebol gramado, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, refeitório, auditório e Bag Fish para cultivo de peixes, além das salas de aula com decoração pedagógica. Um diferencial da ETI Almirante Tamandaré é a instalação de um sistema de captação de água para aproveitamento de água pluvial para limpeza e irrigação do paisagismo e de energia solar, usada no funcionamento de toda a unidade, inclusive, dos blocos de salas de aula, refeitório e quadra esportiva.

VEJA TAMBÉM
Após desentendimento com Cinthia, Folha avisa: "Não vejo dificuldades em dialogar com o Executivo"

Atualmente a unidade possui cerca de mil alunos matriculados em 32 turmas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.