Da Redação JM Notícia

O encontro do ano passado aconteceu no Acre

Nos dias 27 e 28 de março acontecerá o Fórum de Governadores da Amazônia, evento que conta com a participação dos líderes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia.

Esta será a 17ª edição do Fórum e o Tocantins irá sediar este encontro que visa discutir políticas públicas para a região. O primeiro dia do evento será realizado na Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), e o segundo dia será no Palácio Araguaia, a sede do Governo estadual.

“O Fórum dos Governadores da Amazônia Legal é um importante instrumento para a discussão e o desenvolvimento de políticas públicas sólidas para essa região tão importante para o país. Nele, nós deliberamos sobre ações que precisam ser realizadas e nos unimos para buscar recursos que financiem o trabalho voltado entre outros para preservação do meio ambiente, segurança, comunicação e fortalecimento do turismo”, disse o governador do Tocantins, Marcelo Miranda.

Durante o evento, será assinado o Estatuto de construção do Consórcio da Amazônia Legal; a eleição do presidente do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal; além das discussões e liberações das Câmaras Temáticas, que vão debater temas relacionados ao meio ambiente, comunicação, desenvolvimento, segurança, entre outros. Ao final, será divulgada a Carta de Palmas, com o encaminhamento das decisões assumidas no encontro.

VEJA TAMBÉM
Surge um novo nome para disputar a Prefeitura de Muricilândia-TO

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal tem como estrutura de funcionamento uma Assembleia Geral, composta pelos chefes do Poder Executivo de cada Estado associado e um Conselho de Administração, composto por secretários de Estado, e seu corpo técnico, indicados pelos chefes do Poder Executivo.