Da Redação JM Notícia

Cármen Lúcia é a atual Presidente do Supremo Tribunal Federal

O presidente Michel Temer irá participar da Cúpula das Américas que acontece entre os dias 13 e 14 de abril e durante sua viagem a ministra Cármen Lúcia assumirá interinamente a Presidência do Brasil.

Pela ordem sucessória, como Temer é um vice-presidente, ele deve ser substituído pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ou o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), nessa ordem e só no impedimento deles é que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) deve assumir.

Maia e Eunício estão impedidos por serem pré-candidatos à reeleição, sendo assim não podem assumir a presidência do país. Por conta disto, Cármen Lúcia será presidente do Brasil por dois dias, se tornando a segunda mulher a ocupar o cargo. Além disso, ambos estarão em viagem, sendo Rodrigo Maia em viagem ao Panamá e Eunício estará no Japão.

Essa não será a primeira vez que presidente do Supremo irá ocupar o cargo de presidente da República, em setembro de 2014 o ministro Ricardo Lewandowski ocupou o cargo interinamente por dois dias em função das viagens da então presidente Dilma Rousseff, e do então vice-presidente Michel Temer. Na época, os presidentes da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também não poderiam assumir por conta das eleições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here