Da Redação JM Notícia

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que teria fim nesta quarta-feira, 11, foi prorrogado, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para o próximo domingo, 15. Entre os candidatos com direito à gratuidade estão os concluintes no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, alunos de escola pública ou que tenham bolsa integral em instituição particular. O pedido de isenção é feito, exclusivamente, na Página do Enem 2018.

Para ser beneficiado com a dispensa da taxa, o participante do Encceja precisa ter concluído o ensino médio e obtido proficiência habilitadora de certificação na área de conhecimento em que se inscreveu no exame.

Também podem requerer a isenção: os concluintes do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica; estudantes com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio que tiver cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral na rede privada; quem declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

VEJA TAMBÉM
Tribunal de Contas da União usa Educação de Palmas como referência em guia de gestão

Calendário

Após o pedido de isenção, os candidatos devem se atentar para a data das inscrições do exame, que acontecem de 7 a 18 de maio. Já a aplicação das provas está marcada para os dias 4 e 11 de novembro.

O calendário completo e todas as informações sobre o exame podem ser acessadas na Página do Enem 2018.