Da Redação JM Notícia 

Apesar da previsão do boletim da Sala de Situação da Defesa Civil para esta quarta-feira, 11, ser de 21mm, até o momento, as chuvas chegaram a mais de 39mm, contrariando o previsto. Com isso, a Defesa Civil alerta para os cuidados a serem tomados, já que a previsão aponta para pouca chuva na Capital nos próximos dias. Na última terça-feira, 10, onde as chuvas chegaram a 21mm. Somente para abril a previsão era de 100mm e, atualmente, o previsto é de cerca de 200mm, aponta Defesa Civil.

O boletim aponta pouca chuva, com pancadas isoladas em Palmas com média de chuva para a quinta e sexta de 5mm, podendo aumentar um pouco no fim de semana, chegando a 11 mm. Nesta quarta-feira, 11, a umidade relativa do ar está em nível bom, variando entre 43% e 93% e temperaturas entre 22° C e 31°C. Os ventos não devem ultrapassar os 13 Km/h.

O agente da Defesa Civil Municipal, Bruno Maciel, ressalta importância dos cuidados que se deve ter, independente do volume de chuva. “A população tem que se precaver, tomar os cuidados devidos para se proteger da chuva, mesmo com a previsão de pouca chuva, o alerta está em sua duração, se ela acontecer em um curto espaço de tempo, pode ser que caia tudo de uma só vez, causando estragos pela cidade”, enfatizou.

VEJA TAMBÉM
Prefeitura lança projeto Guarda Dez na região Sul da Capital

Ainda segundo o agente, os cuidados precisam ser redobrados para quem mora em lugares de maior risco de inundação, os cuidados redobram. “Em casos de moradias em áreas de risco, os moradores vão ter que dobrar os cuidados, colocarem seus móveis em uma altura mais alta, tomar cuidados com deslizamentos de terra e, em chuvas com ventos fortes, tomar cuidado com estruturas que podem prejudicar o morador”, ressaltou Maciel.

Cuidados

– Não se abrigar embaixo de árvores durante a chuva

– Ser cuidadoso ao se deparar com pisos molhados, cada passo com extremo cuidado

– Se estiver dirigindo, permanecer dentro do carro, pois ele fornece uma excelente proteção contra os raios

– Durante a tempestade, ficar em casa

– Não operar equipamentos ou objetos metálicos ou energizados

– Buscar refúgios no interior de edifícios

– Não permanecer dentro d’água durante as tempestades