Da Redação JM Notícia 

Doar sangue é ajudar outras pessoas

Com os estoques de sangue em baixa, os Hemocentros do Tocantins estão precisando da doação de sangue com urgência, para suprirem a demanda de quem está internado e precisa de sangue no tratamento.

A maior necessidade dos bancos de sangue é o tipo ‘O negativo’, conhecido por ser o doar universal, isso é , o tipo sanguíneo que pode ser utilizado em qualquer paciente. Mas também há a necessidade do tipo ‘O positivo’.

“O ‘O positivo’ quase todo mundo tem, o ‘O negativo’ não, por isso a dificuldade de ter no estoque”, explica a gerente de capacitação de doadores Samara Cardoso.

Doadores de qualquer tipo sanguíneo também poder fazer a doação de sangue segundo Samara. “A nossa demanda aumentou muito nos últimos dias, então estamos precisando de qualquer tipo de sangue”, disse ela ao G1 Tocantins.

Para doar sangue é preciso ter mais de 18 anos com no máximo 69 anos se já for doador ou no máximo 60 anos se for doar pela primeira vez. Adolescentes com 16 e 17 anos também podem doar,  mas precisam esta acompanhados por um responsável. Outra recomendação é que o doador tenha mais de 50 kg, não estar doente e não ter feito uso de antibióticos.

VEJA TAMBÉM
Estão abertas inscrições para concurso da Prefeitura de Axixá -TO

A necessidade e sangue é em todo o Estado, principalmente em Palmas. Para quem está na capital, a doação pode ser feita no Hemocentro que fica na região norte ou na unidade existente dentro do Hospital Geral de Palmas, das 7h as 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados a doação pode ser feita das 7h ao meio dia.