Da Redação JM Notícia

Vilarejos foram destruídos com a lava do Vulcão de Fogo

A cantora Aline Barros está na Guatemala cumprindo agenda e se pronunciou nas redes sociais ao saber que um Vulcão de Fogo entrou em erupção deixando ao menos 38 mortos desde a noite deste domingo (3).

“Estamos aqui em Guatemala e nos unimos aos nossos irmãos em oração por estas famílias, por esta nação”, escreveu Aline ao postar uma oração em espanhol em favor das famílias afetadas.

Localizado a 35 quilômetros ao sudoeste da Cidade da Guatemala, o vulcão formou rios de lava, nuvens de pedras e cinzas. Ao passar por vilarejos, causou grande destruição a ponta de ser comparado com o vulcão Vesúvio, na Itália, nos anos de 79 d.C que soterrou a cidade de Pompeia.

“O impacto dessa erupção sobre a população é parecido com o de Pompeia”, diz o vulcanologista Piergiorgio Scarlato, do Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia. A lava do Vulcão de Fogo atingiu uma temperatura de ao menos 700ºC, derretendo tudo que encontrou pela frente, de árvores a rochas. O material vulcânico se moveu a uma velocidade de 100 km/h, provocando mortes ao chegar nos centros urbanos.