Da Redação JM Notícia

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou um estudo que mostra a quantidade de carros e motos nas cidades brasileiras e em 96% do Tocantins há mais motos que carros.

Dos 139 municípios do Estado, 134 possuem uma frota de moto maior do que a de carros. Palmas lidera a lista pela quantidade de motos: são 66.269. Mas Tocantinópolis lidera em proporção, com 53,07% mais motos do que carro.

A realidade do Tocantins é semelhante a de outras cidades, tanto que pelo estudo é possível afirmar que em 2.487 municípios (45%) há mais motos do que carros circulando nas ruas. No Nordeste, o número de motos alcançou a marca de 7,49 milhões, contra 6,67 milhões de carros nas ruas. Da mesma forma, no Norte, a proporção é de 2,49 milhões de motos contra 1,67 milhão de automóveis.

Segundo a CNM, o aumento expressivo de motos no país se deve à facilidade do crédito, ao baixo preço das prestações deste tipo de veículo, aos incentivos e isenções do governo federal ao mercado, além da deficiência do transporte público.

VEJA TAMBÉM
Vicentinho Alves é recepcionado por lideranças da Região Centro-Norte do TO

Outro fator apontado pelo CNM são os congestionamentos e complicações do trânsito que incentivaram a população a investirem em motos para se locomoverem em menor tempo e com o custo reduzido em relação ao consumo de combustível dos carros.