Da Redação JM Notícia

A prefeita Cinthia Ribeiro e o secretário da Saúde, Whisllay Bastos, receberam na manhã desta sexta-feira, 13, em Palmas, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi. O ministro veio à Capital para participar da cerimônia de entrega de veículos a sete municípios do Estado e também para conhecer unidades de saúde da rede pública da Capital.
 
Na primeira agenda do dia, Gilberto Occhi foi ao Palácio Araguaia, onde teve audiência com o secretário da Saúde do Estado, Renato Jaime, que na ocasião representou o governador Mauro Carlesse que está em viagem fora do Estado. Em seguida, o ministro fez as entregas das camionetas aos prefeitos das cidades de Ananás, Axixá do Tocantins, Babaçulândia, Colinas do Tocantins, Goiatins, Nova Olinda e Wanderlândia do Tocantins. Os veículos vão ajudar no trabalho de combate às doenças causadas pelo aedes aegypti.
 
A prefeita Cinthia, que falou em nome de todos os prefeitos, deu boas-vindas e agradeceu a visita do ministro e aproveitou para ressaltar a importância dos recursos e veículos disponibilizados para os municípios. “São veículos que vão ajudar muito os municípios da nossa região, que precisam intensificar as ações de prevenção e também de atendimento à população. Aqui no Tocantins, temos tentado trabalhar de forma conjunta com os governos estadual e federal, pois só assim conseguiremos atender bem a nossa gente”, observa a gestora.
 
Ainda dentro da programação, o ministro juntamente com a comitiva composta de técnicos do Ministério da Saúde, trabalhadores da rede, deputados estaduais e federais, secretários e prefeita visitou as instalações do Hospital Geral de Palmas, onde conheceu o projeto de ampliação das alas.
 
Em visita à Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte), a prefeita aproveitou para apresentar ao ministro as principais demandas que vão melhorar os serviços oferecidos na saúde de Palmas. “Solicitei a ampliação das equipes dos Programas Saúde da Família e Saúde Bucal, ampliação do custeio para manutenção da Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA Norte) e outros pleitos que a gente pretende colocar à disposição do serviço e ampliar nossa oferta de atendimentos”, pontua Cinthia.
 
A gestora lembra que o município atualmente recebe verba corresponde ao porte três, que seria uma unidade bem pequena. E que na UPA Norte, por exemplo, a gente atende com porte máximo. “O ministro foi muito sensível aos nossos pedidos, inclusive sinalizou positivamente a habilitação de novas equipes para atuar no Consultório na Rua, que no momento conta com apenas uma atuando”, salienta.   
 
O secretário da Saúde, Whisllay Bastos, que acompanhou toda a visita junto com a prefeita fala que a presença do ministro hoje foi bastante positiva, pois ele teve a oportunidade de conhecer de perto algumas instalações. “Ele fez uma visita na nossa Unidade de Pronto Atendimento Norte, pôde visitar também o Ambulatório Municipal de Atendimento à Saúde (Amas), o Centro de Especialidades, e constatou aquilo que nós fazemos com muita eficiência, que é trabalhar bem a administração dos recursos públicos, buscando priorizar cada dia mais a qualidade do atendimento, o humanismo nesse tratamento e principalmente na aplicação devida dos recursos”, comenta.
 
Durante a visita a UPA Norte o ministro Giberto Occhi conheceu toda a estrutura da unidade, alguns sistemas de tecnologia da informação criados na rede de Palmas para melhorar o banco de dados dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a comunicação entre os profissionais, cumprimentou os trabalhadores e falou do trabalho que o Ministério vem desempenhando para oferecer ferramentas aos municípios para que todos tenham condições de garantir prevenção e qualidade de vida à população. “Ter uma UPA como esta, da forma como ela está organizada, com o tamanho que ela é, os serviços que ela presta, da forma eficiente que tem sido tratado, é um sinal de que o SUS funciona, então nós temos que dar exemplos como esses daqui a outros municípios do país”, destacando que a saúde de Palmas serve como mostra que fazendo da forma correta, pode-se ter um serviço de boa qualidade.
 
Para fechar o dia, Occhi fez questão de conhecer a estrutura do Hospital Oncológico de Palmas e da Clínica Irradiar, no qual o Ministério da Saúde fechou convênio de R$ 1,8 milhão para atendimento de radioterapia aos usuários do SUS de todo o Estado. “Finalizo aqui minha visita a Palmas bastante satisfeito e entusiasmado com tudo que vi. Saio desta cidade com a vontade de fazer mais pela saúde pública do país”, disse animado.