Da Redação JM Notícia

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua em primeiro lugar na pesquisa de intenções de voto com 39% da preferência.

Em segundo lugar está o deputado Jair Bolsonaro (PSL) com 19%. O terceiro lugar é ocupado por três candidatos em um empate técnico: Marina Silva (Rede) tem 8%; Geraldo Alckmin (PSDB) tem 6% e Ciro Gomes (PDT), 5%.

Os demais candidatos são: Álvaro Dias (Podemos) aparece logo na sequência com 3%. João Amoedo (Novo) soma 2%, enquanto quatro candidatos são listados com 1%: Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (Psol), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera (PSTU). Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não chegam nem a 1%.

Lula é considerado inelegível, por foi condenado em segundo instância por conta do Triplex no Guarujá (SP) pela Operação Lava Jato. Mesmo assim, seu nome ainda aparece nas pesquisas eleitorais por ele ser o candidato do Partido dos Trabalhadores.

Cenário sem Lula

No cenário de pesquisas onde Lula não aparece como candidato, Bolsonaro lidera a pesquisa com 22% dos votos. Nesse caso, Marina Silva consegue o dobro dos votos e fica em segundo lugar com 16%. Ciro Gomes alcança 20% e Alckmin 9%.

Mesmo com Haddad recebendo a indicação de votos de Lula, o petista não consegue chegar ao segundo turno, ficando em quinto lugar com 4% das intenções de voto, empatando com Álvaro Dias.

Para chegar nesses dados, o Datafolha entrevistou 8.433 pessoas entre os dias 20 e 21 de agosto. A pesquisa foi encomendada pela Folha de São Paulo e pela Rede Globo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here