Da Redação JM Notícia 

Vereador Filipe Martins

Preocupado com a segurança das crianças, o vereador Filipe Martins (PSC) faz um alerta aos pais sobre uma suposta corrente cibernética que usa a imagem assustadora de uma mulher magra com olhos esbugalhados, inspirada numa escultura japonesa, conhecida como “Boneca Momo”.

A figura estaria sendo usado como isca plantada por criminosos para roubar dados pessoais e propor desafios que podem levar à morte.

Nesta quinta-feira, 30, duas adolescentes de 13 e 14 anos foram socorridas para a Unidade Pronto Atendimento (UPA), após desmaiarem na sala de aula de uma escola municipal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a família das meninas, elas participaram do desafio da Boneca Momo.

Um menino de 9 anos teria cometido suicídio após ter acesso a figura. O caso aconteceu em Recife (PE), no dia 16 de agosto.

“Faço um apelo para cada pai, mãe e responsáveis por crianças e adolescentes; vamos ficar atentos, conversar com nossos filhos para evitarmos essas tragédias. Vamos pedir a Deus que nos oriente e dê olivramento, mas também vamos ficar alertas para o bom uso do celular”, disse o vereador.

Tragédia

Boneca Momo é usada em jogo virtual que coloca a vida dos participantes em risco

A Polícia Civil de Pernambuco investiga se a morte por enforcamento do menino de 9 anos, no Recife, estaria ligada ao desafio que circula pelo WhatsApp.

VEJA TAMBÉM
Vereador Filipe Martins requer construção de praça na 1.204 Sul

De acordo com uma reportagem da Folha Uol, a advogada da família, Yeda Barbosa, presidente da Comissão Contra Crimes Cibernéticos em Pernambuco, acredita que a morte pode ter ligação com desafios na internet. Ela, que falou em nome da mãe de Artur, conta que, na semana em que apareceu enforcado, o menino estava bastante ansioso e teria comentado sobre a boneca.

Ainda na reportagem, Geraldo Lopes, diretor da escola Pequenos Passos, onde Artur estudava, afirmou que é prudente esperar o resultado da investigação e indagou: “Existe a necessidade de uma criança ter um celular? Esse é o questionamento que deve ser feito.”

Já o caso das adolescentes, segundo as informações da Secretaria de Saúde, as vítimas ingeriram uma grande quantidade do medicamento controlado diazepan. As famílias das jovens descobriram mensagens e vídeos trocados em um aplicativo de conversa que sinalizaram a participação das jovens no desafio da Boneca Momo. A mãe de uma das vítimas informou que elas apresentavam diversos cortes nos pulsos e ombros. Para esconder os ferimentos, elas usavam casacos de mangras compridas.

VEJA TAMBÉM
Presidente nacional da OAB promove ato em defesa da advocacia em Araguaína

DICAS DE SEGURANÇA DA POLÍCIA FEDERAL PARA OS PAIS

1 – Estreitar o vínculo de amizade e cumplicidade com seus filhos e sempre perguntar sobre as atividades desenvolvidas no dia.

2- Ter conhecimento básico de internet e computação, principalmente sobre redes sociais, para instruir os filhos.

3 – Supervisionar o acesso dos filhos à internet de forma discreta e não ostensiva. Melhor caminho é sempre o diálogo e orientação.

4 – Alertar e conscientizar os filhos sobre os perigos que existem na internet.

5 – Importante a conscientização para não compartilharem de maneira exagerada informações pessoais.

6 – Ter o consentimento da criança e do adolescente para acessar o perfil nas redes sociais.

7 – Deixar, se possível, o computador num cômodo público e visível da casa para que, em qualquer momento, possa ser visualizado o que os filhos estão acessando.

8 – Não permitir que os filhos fiquem muitas horas conectados à internet

DICAS DE SEGURANÇA PARA OS FILHOS

1 – Nunca incluir nas redes sociais informações pessoais de maneira exagerada

2 – Não postar fotos em excesso

3 – Nunca incluir desconhecidos em contatos

4 – Preservar a intimidade ao máximo