Da Redação JM Notícia

O livro “Entre a Fé e a Política” é de autoria de Valmir Nascimento

Em seu mais novo livro, lançado pela CPAD, o jurista e teólogo Valmir Nascimento conta de forma profunda a influência histórica da religião sobre o mundo político.

Nos últimos anos o aumento de parlamentares cristãos e conservadores tem desagradado diversos setores da sociedade, onde muitos questionam a laicidade do Estado, acusam de uma inexistente tentativa de implantar uma “teocracia” no Brasil e até tentam dizer que deveria ser proibido misturar religião e política.

Mas na obra, Nascimento mostra que essa ligação entre religiosos e a política não é algo novo e nem deve ser considerado ilegal perante a sociedade ou perante a teologia.

O livro começa com o autor relembrando que Moisés era um líder político e também religioso. Mais para frente, ele lembra que Isaías e Amós, oito séculos antes de Cristo, também se levantaram como profetas, mas politicamente, denunciando a opressão do povo perpetrada pelos monarcas e pela elite política.

Várias bases bíblicas levam o autor a afirmar que vemos em várias histórias o que hoje corresponde à realização dos direitos sociais e ao combate à corrupção.

VEJA TAMBÉM
Deputados visitam Bolsonaro e reafirmam apoio ao candidato à Presidência

Além de fazer a ligação histórica da religião com o Estado na Antiguidade, com o Império e com a sociedade civil, o autor também trará um relato atual sobre o crescimento da participação dos evangélicos desde as eleições presidenciais de 2010 e de 2014, além de questionar a existência da homogeneidade do voto evangélico. Para saber mais sobre o livro clique aqui.