Começa neste sábado (15) na Igreja Internacional da Renovação uma série de ministrações para jovens e adolescentes que abordará os temas: ansiedade, depressão e suicídio. A programação conta com ministrações nos sábados deste mês de setembro (mês escolhido para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio) durante as reuniões dos jovens da igreja que acontece às 20 horas, e, é  aberta a todos que tiverem interesse em participar.

A ação é uma iniciativa do pastor e líder da R9 – Rede de Jovens e Adolescentes da IIR, Rodolpher Souza, que já teve depressão. O pastor relatou o seu testemunho em um livro intitulado “Quando VIVER é a única opção” com uma linguagem voltada a este público que deverá ser lançado no mês de outubro. De acordo com Rodolpher, desde que iniciou o trabalho com jovens e adolescentes há um ano na congregação, ele observou os altos índices de jovens e adolescentes que tem vivido essa realidade o que o motivou a compartilhar a sua experiência de cura, e, aproveitando o mês em que pessoas têm sido sensibilizadas acerca do assunto o ministério achou pertinente desenvolver essa série. “Pretendemos com essa série despertá-los para a realidade da vida. A vida deve ser vivida ao máximo e a morte para casos de ansiedade e depressão não deve ser a opção. Essas ministrações têm como objetivo o resgate de propósito de vida, pois, muitos destes que hoje passam por essas circunstâncias têm vivido uma vida sem um propósito ou se já tiveram perderam-se em meio a sua dor” declarou o pastor.

VEJA TAMBÉM
Filme cristão produzido no Tocantins inicia as primeiras captações de imagens

Setembro Amarelo

 

A campanha Setembro Amarelo é um movimento mundial de conscientização a prevenção do suicídio e tem sido representada por um laço amarelo. De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Dados relatam que no Brasil, 21% dos jovens entre 14 e 25 anos têm sintomas indicativos de depressão. Só no ano de 2014 foram 2.898 suicídios entre jovens de 15 a 29 no Brasil, se fizermos uma estimativa básica, foram mais de 10 mil nos últimos 4 anos. O suicídio é a quarta maior causa de morte entre adolescentes no Brasil.