Da Redação JM Notícia

UnirG agora é Universidade

Com quase 33 anos de história, a UnirG comemora o credenciamento como universidade. A Universidade de Gurupi é uma realidade que representa o esforço de toda a comunidade acadêmica que, ao longo de toda a sua história, tem trabalhado em prol do desenvolvimento de pessoas na região sul do Tocantins.

Nesta segunda-feira, 17, a reitoria Drª Lady Sakay, esteve em Palmas com um grupo de professores da Instituição, para presenciar o momento da assinatura do Decreto. O credenciamento como Universidade junto ao Conselho Estadual de Educação pelo período de cinco anos foi publicado no Diário Oficial nº 5.190, de 03 de setembro.

A nova classificação foi concedida devido ao credenciamento por transformação. Diferentemente de Instituições federais e estaduais que, por decreto, foram criadas como universidade, a UnirG nasceu como uma Faculdade, foi transformada em Centro Universitário e agora em Universidade. Essa evolução foi possível porque a Instituição atendeu a rigorosos critérios estabelecidos no instrumento de avaliação do Ministério da Educação (MEC) que foi utilizado pelo Conselho Estadual de Educação. Técnicos do CEE estiveram na UnirG no mês de julho fazendo uma visita de avaliação In loco.

Saiba + Carlesse vai transformar Unirg em universidade

O processo de credenciamento por transformação em Universidade foi composto pelo Plano de Desenvolvimento Institucional, Regimento Acadêmico, Estatuto, documentos referentes à situação financeira, acadêmica, dentre outros, em conformidade com as normas vigentes.

VEJA TAMBÉM
Presidente nacional da OAB promove ato em defesa da advocacia em Araguaína

“A Instituição cresceu, amadureceu e passou a atender aos principais requisitos para ser uma universidade, como qualificação de corpo docente, quantidade de cursos reconhecidos, notas de avaliação concedidas pelo Conselho Estadual de Educação, infraestrutura, estruturação dos conselhos internos, avanço na pesquisa, entre outros”, explica a reitora da UnirG, Drª Lady Sakay.

“Ser uma universidade traz para a Instituição novas perspectivas, além da consolidação de uma marca regional forte. A UnirG galgou todas as etapas por merecimento e chegou a organização acadêmica-administrativa máxima que uma instituição de ensino superior pode ter. Hoje ela está no mesmo patamar que outras universidades do País e do mundo, o que é um orgulho para Gurupi e para o Tocantins”, frisou Sakay.

Saiba + Abertas as inscrições para o vestibular da UnirG

Ainda segundo ela, o crescimento também vem acompanhado de responsabilidade e desafios. “Enquanto universidade poderemos ampliar os programas de pesquisa, intercâmbios internacionais, acesso a financiamentos e editais, registrar diplomas de outras instituições, criar cursos e sedes administrativas acadêmicas, além da formação de redes de parcerias com outras instituições, que muitas vezes são restritas  a universidades”, explicou a reitora.

O novo regimento geral acadêmico foi construído e está em fase de votação pelo Conselho Acadêmico Superior (Consup). O documento normatizará a organização e o funcionamento da Universidade de Gurupi.

Segundo presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, o êxito da UnirG é significativo para Gurupi e região. “Nos últimos anos houve o empenho da gestão municipal, dos dirigentes daUnirG, que de forma séria não mediram esforços para que isso viesse a ocorrer. Ficamos felizes, pois esta era uma meta que constava no plano de governo do Prefeito Municipal, que ora se materializa.  Assim, a Instituição continuará contribuindo com o desenvolvimento local”, ressaltou.

VEJA TAMBÉM
Junior Geo incentiva participação popular em Projetos de Lei

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, destaca que essa demanda foi um dos seus principais objetivos desde o início de sua gestão. “Encontramos a UnirG com dívidas, prédios inacabados e em situação irregular, com débito no fundo previdenciário e mudamos essa situação. Estamos organizando e estruturando a UnirG, concluindo com recursos próprios as obras dos prédios abandonados, deixando a Iinstituição preparada e hoje ela vivencia um momento especial. Com uma excelente avaliação do Conselho Estadual de Educação, a UnirG se encaminha para uma transformação que vai impulsionar a educação em nosso estado”, conta.

“É uma alegria imensa ver que nossa dedicação para tornar a UnirG uma universidade valeu a pena. Esse é um grande ganho, não só para o município de Gurupi, como para todo o Tocantins. Estou muito feliz em contribuir com essa importante conquista, é um sonho do povo gurupiense. Agradeço toda a equipe pelo empenho, aos acadêmicos, corpo docente, entidades públicas e privadas e aos gurupienses, por todo apoio e confiança. Essa realização está sendo construída somente com o respaldo de toda a comunidade”, finalizou Laurez Moreira.