Da Redação JM Notícia

Mauro Carlesse é governador e candidato à reeleição

O ensino superior no Tocantins está dando um grande salto de qualidade e desenvolvimento com a gestão de Mauro Carlesse (PHS). Para os próximos anos, caso reeleito, o candidato afirma que o Governo continuará a fazer uma gestão de inclusão dos estudantes no ensino superior público e gratuito.

Ele cita como exemplos os investimentos na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o apoio para implantação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT); a assinatura do termo que transforma a Fundação Unirg, de Gurupi, em universidade; e sua luta pela implantação da Fundação Universidade Federal de Gurupi, prevista na lei número 7.708/1988.

Na Unitins, além da construção da sede própria da universidade no município de Dianópolis, Carlesse pretende continuar ampliando a interiorização e a oferta de cursos e vagas, melhorando a estrutura física e de pesquisa da instituição. Uma conquista que entrou em execução nesta sexta-feira, 14, foi a autorização para o início das obras de construção do Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária (CTC-Agro).

VEJA TAMBÉM
Nos EUA, faculdade evangélica permite namoro gay no campus e gera polêmica

A empresa já começou a limpeza e demarcação do terreno e a previsão é de que a obra seja concluída em seis meses. Localizado no Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, próximo ao Centro Agrotecnológico de Palmas, onde anualmente é realizada a Agrotins, o CTC-Agro tem uma área total de 1.000 m² e área total construída de 560m², contando com quatro salas de aula, auditório/sala de mídia, banheiros, área de convivência, biblioteca, sala de acervo e sala para apoio administrativo.

“Já estamos melhorando a Unitins que está sendo reestruturada. Vamos organizar o quadro de servidores que é um ponto fundamental para um ensino de qualidade. Vamos criar novas unidades nos municípios polos e levar mais cursos para o interior, sempre observando as vocações das regiões e a demanda do mercado”, disse Carlesse.

Conforme o Governador, cursos nas áreas tecnológicas estão sendo estudados para ampliar a oferta num mercado cada dia mais competitivo. “A criação e implantação da Universidade Norte do Tocantins está sendo acompanhada por nosso Governo e estaremos trabalhando junto à nossa bancada no Congresso Nacional e junto ao Governo Federal para sua concretização”.

VEJA TAMBÉM
Prefeitura abre inscrições para o Crédito Educativo no segundo semestre 2018

Outra boa notícia foi a transformação da Unirg, de Centro Universitário em Universidade de Gurupi. Após realizar todos os estudos de viabilidade, o Conselho Estadual de Educação aprovou e o governador Mauro Carlesse assinou o Decreto do recredenciamento da instituição junto ao Sistema Estadual de Ensino e a sua transformação em Universidade de Gurupi (Unirg).

Com a transformação em universidade, a Unirg passará a gozar do mesmo status de outras instituições, como a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), conquistando mais autonomia em termos de pesquisa e extensão, além de possibilitar a abertura de novas unidades e mais cursos em todo o estado.