Da Redação JM Notícia

Marta Ramos recebe apoio em Bananal

Em campanha no Tocantins a candidata a deputada federal Marta Ramos, participou durante o fim de semana do festival da independência dos povos indígenas, o evento que foi realizado na Ilha do Bananal, reúne todos os anos cerca de 10 mil pessoas, do Tocantins e de outros estados como Maranhão e Mato Grosso.  O momento foi uma oportunidade da candidata em apresentar as propostas para os povos indígenas da região.

Marta destacou que as aldeias de uma forma em geral no estado, ainda tem carência de infraestrutura e acesso a serviços básicos como saúde e educação. “Nos precisamos de um olhar mais atento a esse povo que tem uma histórica tão intima com o estado e com todo o Brasil, e nós vemos aqui na aldeia Canoanã por exemplo que ainda existem deficiências que impedem uma melhor qualidade de vida”

De acordo com Robson Haritianã, presidente da associação da aldeia Canoanã, é preciso que a política brasileira direcione um olhar mais atento ao povo indígena. “Tem muita coisa que pode ser feita, como por exemplo melhores condições das escola que há muito tempo não recebem uma boa reforma, além dos postos de saúde que muitas vezes não tem medicamentos pra todo mundo” destacou o Robson.

VEJA TAMBÉM
"Escolha um candidato que ame Israel", aconselha Heloisa Rosa

Quem trabalhou na organização também foi a farmacêutica Layanna, que também destacou a importância da representatividade de Marta na Câmara Federal.

Durante os dois dias eventos, foram realizadas várias modalidades esportivas típicas dos povos indígenas, uma forma de garantir e resgatar a tradição dos índios no Brasil, além de ser uma forma de evitar o aumento de casos de suicídio em aldeias indígenas, já que o número de jovens indígenas em estado de depressão é alto.

Marta foi bem recebida por famílias que acreditam que as propostas da candidata podem mudar a história e a vida de muitas etnias dentro do Tocantins.