Definir como a graça de Deus pode nos ajudar em meio as nossas depressões é tão difícil quanto tentar definir como é a depressão ou as depressões. Assim como cada depressão nasce de uma causa ou é fruto de alguma coisa, a gente vê que em cada caso de angústia, sofrimento, depressão – os nome são diversos -, a graça de Deus e os conselhos de Deus se manifestam de uma forma diferente. Usando vários meios possíveis tanto na palavra no conselho de Deus quanto na natureza, como foi no caso de Elias, para tentar trazer consolo para o coração da pessoa que sofre. A graça de Deus se manifesta multiforme diante daquele que sofre.

No livro que a Editora Fiel acabou de publicar, o pastor Wilson Porte tenta mostrar em vários casos bíblicos como a graça de Deus se manifestou no sofrimento de cada um deles. A palavra depressão não está na Bíblia, é um termo recente, mas o sentimento que carrega aqueles que sofrem com aquilo que hoje se chama depressão é algo tão antigo quanto é o ser humano na face da terra, e na Palavra de Deus a gente encontra um monte de gente que passou por isso, de modo que se a gente pegasse um profissional hoje das áreas da psiquê humana, ou da Medicina ou enfim, e colocássemos ao lado desses personagens bíblicos, sem dúvida nenhuma esses homens de hoje, pesquisadores, terapeutas e médicos, eles identificaram esses personagens como passando por depressão.

VEJA TAMBÉM
Tristeza: Após lutar contra a depressão, pastor se mata com tiro na cabeça

Leia também

Igreja promove série de ministrações para jovens e adolescentes sobre depressão e suicídio

Em entrevista ao JM, pastor Cláudio Duarte revela detalhes do período em que esteve com depressão e faz alerta

Alguns de forma duradoura, alguns pontuais, um curto período de tempo, mas como a intensidade é tal que seria catalogada hoje e tratada hoje como sendo depressão. São vários casos e várias razões, e em cada uma delas a gente vê de modo diferente.

Assista o vídeo acima e seja abençoado!

Wilson Porte Jr. é Bacharel em teologia pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida e mestre em teologia-histórica pelo Centro de Pós Graduação Andrew Jumper (CPAJ) da Universidade Mackenzie. Pastoreia a Igreja Batista Liberdade, em Araraquara, e é professor no Seminário Martin Bucer e na Sociedade de Estudos Bíblicos Interdisciplinares, na qual ministra a disciplina História da Igreja.

Fonte: Voltemosaoevangelho.com –  Como a graça de Deus nos ajuda através da depressão? | VE Entrevista com Wilson Porte.