Da Redação JM Notícia

Campanha trás dados sobre as diferenças de criação entre meninos e meninas e como isso impacta nas carreiras

Nesta terça-feira (9), a fabricante fabricante de bonecas Barbie apresentou o projeto “Brecha do Sonho” que tem como objetivo quebrar padrões de diferenças entre meninos e meninas.

Através de campanhas de conscientização voltadas para adultos, a marca vai tentar mostrar a importância de incentivar as meninas a desenvolver interesse por áreas consideradas “masculinas”.

Segundo um estudo de pesquisadores de universidades de Nova Iorque, apresentados no estudo, nos primeiros anos de vida as garotas não conseguem distinguir profissão e gênero, mas a partir dos 5 anos elas deixam de se identificar com cientistas, presidentes e astronautas, por exemplo, profissões representantes geralmente por homens.

“A Barbie quer que todas as garotas alcancem seu potencial e acreditamos que empoderá-las desde cedo é muito importante para que isso seja possível”, disse a diretora-geral e vice-presidente sênior da Barbie, Lisa McKnight.

Outro dado apresentado pela marca é que os pais pesquisam no Google “meu filho é talento?” muitas vezes mais do que “milha filha é talentosa?”. Outro dado: os adultos presenteiam mais os garotos com brinquedos científicos que as garotas.

VEJA TAMBÉM
Defensoria Pública requer justificativa da prefeitura sobre MP que veda discussão sobre ideologia de gênero

A campanha promoverá o chamado “empoderamento feminino”, visando mostrar que a mulher pode desempenhar qualquer papel na sociedade, exercer qualquer profissão.

“Dizer a uma menina que ela pode ser qualquer coisa é apenas o começo: ver que ela pode ser qualquer coisa faz toda a diferença”, disse a empresa.

Para isso, a Barbie se compromete a todo ano apresentar em destaque dez exemplos femininos de empoderamento.

No Brasil a Barbie é fabricada pela Mattel que já comercializa bonecas que representam profissões predominantemente masculinas como policial, astronauta, desenvolvedor de jogos, entre outros.

 

Assista: