Projeto quer exames preventivos para parceiros de mulheres grávidas no pré-natal

O vereador Tiago Andrino (PSB) apresentou nesta terça, 16, o projeto de lei que prevê a realização de exames preventivos durante o pré-natal para parceiros de mulheres grávidas na Capital. A ideia é que sejam oferecidos exames para detectar hepatite B, C, HIV e sífilis, além da atualização da carteira de vacinas, exames de sangue para identificar a presença de diabetes, nível de colesterol e medição da pressão arterial.

“O objetivo é incentivar os pais a realizarem exames para diagnóstico precoce e tratamento de doenças que podem afetar a sua saúde, a da mulher, e por consequência a do bebê. Precisamos que essa política pública ganhe força na cidade de Palmas pois são medidas simples que afetam diretamente a saúde dos bebês. Além dos exames, queremos também que sejam oferecidas orientações sobre a gravidez, parto, pós-parto, amamentação e direitos do pai/parceiro. Estamos empenhados em fortalecer a Política Nacional de Saude do Homem”, explicou.

Saiba + “Dá para fazer uma gestão eficiente com baixo custo”, diz Tiago Andrino sobre privilégios de políticos

VEJA TAMBÉM
Andrino afirma que grupo saiu fortalecido das eleições e deseja que Carlesse faça um bom mandato

O procedimento é denominado Consulta Pré Natal do Parceiro e faz parte da Política Nacional de Saúde do Homem. Segundo Andrino, com a apresentação do projeto em nível municipal, espera-se reforçar essa política pública em Palmas e contribuir para a prevenção e o tratamento dessas doenças.