Por pastor Derisvaldo Bezerra

A Igreja é um projeto de Deus que tem o propósito de levar a salvação aos homens. Ela é apresentada na Bíblia mediante varias figuras tais como: Jardim, Lavoura, corpo de Cristo, Noiva… Mas, tem uma figura que gosto muito de utilizar (família). A Bíblia em diversas partes nos apresenta a Igreja como uma família. Pois, somos irmãos em Cristo e filhos do mesmo pai.

       Dentro dessa perspectiva familiar cada membro deve exercer a responsabilidade de cuidar um do outro.  O apostolo João diz: “Que um irmão dá a vida pelo irmão” (I Jo.3,16). Pois, não podemos ser Caim que deveria cuidar do irmão, mas, o matou. Observe o relato bíblico: “Onde está Abel teu irmão?” Caim respondeu: “Não sei; sou eu o guardador ou guardião do meu irmão?” (Gn.4,9). Caim não praticou o amor e nem cuidou do outro. O Senhor esperava que ele se sentisse responsável, que tivesse prazer em ajudar o outro, que se sentisse feliz em ver o sucesso e o crescimento de seu irmão. Mas não; com sua resposta ele demonstrou frieza, afastamento, indiferença, descompromisso… Queridos a vontade de Deus continua a mesma: Cada cristão deve ser guardião um do outro. Ou seja, quando uma pessoa chega na igreja, o líder deve providenciar alguém para cuida ou discipular tal pessoa. Desde então, esse discipulador irá orar com essa pessoa, visitá-lo, estudar a palavra com ela, conduzi-lo a maturidade em Cristo, leva-lo a medida completa da estatura de Cristo. Amados, se praticamos o discipulado dentro de nossas igrejas, iremos ter um crescimento sadio e estaremos prontos a dar uma resposta diferente de Caim, quando Deus nos perguntar: Onde está teu irmão.

VEJA TAMBÉM
Conheça os 144 mil de Apocalipse capitulo 7,1-8! Por pastor Derisvaldo Bezerra

Conheça os 144 mil de Apocalipse capitulo 7,1-8! Por pastor Derisvaldo Bezerra

      O caminho para damos uma resposta positiva ao Senhor é o discipulado. Lembrando que discipulado não é: Aconselhamento esporádico, reunião de oração, grupo de estudo, trazer pessoas para a igreja… Alguém pode perguntar, mas o que é discipulador? Discipulado é inserir o Cristo que está na sua vida ao outro, ou seja, na sua pratica de vida, Cristo é transmitido aos outros. Em outras palavras, discipulado são vínculos, ligaduras no Espírito, alianças entranháveis, compromisso de submissão, andar na luz… Cuidar e se deixar ser cuidado. Enfim, Amados somos uma família em Cristo e cada irmão ou irmã mais firme devem exercer o cuidado um para com o outro.

Derisvaldo Bezerra – É pastor da igreja Sião, graduado em letras pela UFT e bacharel em teologia.

COMPARTILHAR