Assinatura do Termo Aditivo de Cooperação entre Sedem e o Sintaxi Fotógrafo: Lucas Estevão

Com as 41 novas permissões para condutores de táxis entregues na tarde desta sexta-feira, 16, pela prefeita Cinthia Ribeiro, Palmas passa a contar com 177 táxis autorizados a prestarem o serviço de transporte de passageiros.

Os 41 novos permissionários já atuavam no ramo em condição de condutores auxiliares, ou seja não tinham o seu próprio táxi. “Ficávamos apenas com 30% do valor, pois trabalhávamos como motorista, mas agora recebemos o direito de ser proprietário de táxi. E isso também foi possível graças ao financiamento oferecido pelo Banco do Povo para podermos dar entrada no veículo”, destacou Francisco Lopes da Silva, que era condutor auxiliar e agora é autorizado.

A entrega das novas permissões aconteceu no gabinete da prefeita Cinthia Ribeiro, localizado no Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Ipup), além dos permissionários, contou também com a presença da secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Welere Barbosa.

Saiba + Após reunião, PSB quer manter diálogo com Cinthia Ribeiro e participação na gestão municipal

VEJA TAMBÉM
Cinthia Ribeiro entrega chave da cidade ao pastor José Teles Filho durante o COMADEC

Durante a entrega, a prefeita lembrou que para que uma pessoa possa conhecer bem uma cidade, a dica é andar de táxi, pois os taxistas dão um raio X da cidade. “E hoje mais do que dar oportunidade para as pessoas, estamos dando dignidade para que possam desempenhar bem esse ofício, dentro da legalidade. Palmas recebe 41 pessoas preparadas e legalizadas para desempenhar o serviço de táxi.”

A secretária Welere Barbosa lembrou que esses novos permissionários estão conforme a legislação, e todos atenderam aos critérios exigidos. “É mais segurança para o palmense, e hoje passamos também a contar com 41 novos parceiros na fiscalização trânsito e transporte da nossa cidade. Pois eles são os nossos olhos pela cidade”.

Financiamento

O Banco do Povo também possibilitou essas permissões com o financiamento da quantia referente ao valor da entrada para aquisição de veículos novos, até o limite de R$ 12 mil.

O financiamento foi possível graças à assinatura do Termo Aditivo de Cooperação entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) e o Sindicato dos Taxistas do Estado do Tocantins (Sintaxi-TO), que possibilitou uma linha  de crédito com taxa de 1% ao mês, dividido em 36 vezes.

VEJA TAMBÉM
Em tom de comício, Amastha entrega cidade à Cinthia Ribeiro para concorrer ao Governo

Saiba + Em Barcelona, Cinthia Ribeiro participa do congresso sobre cidades inteligentes

O novo permissionários Bruno Mateus conta que há quatro anos trabalhava como condutor auxiliar, e ter um táxi sempre foi o seu sonho, desde a infância. “Agora posso ter meu próprio táxi, somos donos do nosso próprio negócio”. Luiz Ferreira da Silva também foi um dos autorizados e relatou sua emoção ao receber a permissão das mãos da prefeita. “Esse momento é ímpar, pois agora um condutor auxiliar ganhar o direito de ter seu próprio táxi. Eu só tenho a agradecer”, comemorou.