Da Redação JM

Neste sábado (24), Allana e Erika se casam na Igreja Anglicana na Grande São Paulo — Foto: Amanda Francelino/Arquivo Pessoal

A agenda gay já ganhou portas abertas em muitas denominações que se dizem cristãs no Brasil e no mundo. Desta vez, na maior cidade do país, um evento mostra que o lobby da pauta se espalha com muita velocidade no país.

A Igreja Anglicana de São Paulo vai realizar o primeiro casamento gay de sua história. Erika e Allana se casam sob o comando do pároco da Igreja Anglicana na Grande São Paulo

Em junho, depois de mais de 20 anos de discussões, uma assembleia realizada em Brasília por bispos e clérigos das dez dioceses da Igreja Episcopal Anglicana do Brasilaprovou a união entre duas pessoas, independentemente do gênero, por 57 votos a 3.

O anglicanismo é um ramo do cristianismo e tem suas origens na Inglaterra, no século 16, quando o rei Henrique VIII buscou a anulação de seu casamento e teve como resposta a recusa do papa. O evento, assim como a Reforma Protestante na Alemanha, ajudou a levar ao rompimento da coroa inglesa com a Igreja Católica Romana. O anglicanismo se tornou a religião oficial do Reino Unido e hoje representa cerca de 80 milhões de fiéis no mundo.

OAB recomenda que gays se casem às pressas antes de Bolsonaro assumir o poder

O pároco Arthur Cavalcante, que atua na paróquia da Santíssima Trindade, uma das 14 da diocese de São Paulo, e que vai celebrar o casamento de Erika e Allana, explica que a religião chegou ao Brasil no final do século 19, quando a República foi proclamada e o estado laico permitiu que outras igrejas fizessem suas celebrações.

“A Igreja Anglicana é caracterizada por sua sensibilidade com as questões do mundo moderno, com seus anseios e conflitos, questionando valores petrificados, mas sempre dialogando com a tradição antiga, estudando os textos bíblicos”, explicou. “A questão no sínodo de junho foi: se o LGBT já pode ser batizado, receber crisma e ser ordenado clérigo na Igreja Anglicana, por que ele não pode casar?’”, continua.

Com informações G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here