Da redação

Dave Eubank, missionário que arrisca a própria vida para salvar famílias em situações de extremo perigo. Foto: Divulgação

O coronel Oliver North é o novo presidente da National Rifle Association (NRA), uma ONG que ajuda e contribui com trabalhos missionários. Com o trabalho, ele trouxe sua paixão por contar as histórias dos homens e mulheres mais corajosos da América, que agora estão no ar na NRA TV com o título de “Heróis americanos de Oliver North”.

Seu primeiro episódio conta a história de Dave Eubank. Ele é um missionário que usa seu treinamento das Forças Especiais do Exército dos EUA para alcançar algumas das pessoas mais oprimidas do mundo e compartilhar o amor de Jesus. 

“Eu conheci Dave há vários anos no Iraque e gostei instantaneamente do cara”, disse North à CBN News durante uma recente entrevista em Washington. 

Os dois se encontraram na Montanha Sinjar, o lugar notório onde o povo Yazidi enfrentou o genocídio nas mãos do Estado Islâmico.

North ficou instantaneamente impressionado.

Heróis

“Ele é um crente, ele é um homem de energia extraordinária – ele tem toda a sua família lá fora – sua esposa e três filhos adoráveis. Ele é o tipo de pessoa que eu gosto de fazer companhia. Eu gosto de manter companhia com heróis. E ele certamente é um “, diz North com um sorriso. 

Quando Eubank se aposentou como oficial das Forças Especiais do Exército, sentiu-se chamado para o campo da missão. 

Ele fundou a Free Burma Rangers , um exército de homens e mulheres altamente treinados para ajudar as pessoas que enfrentam perseguição e opressão em Mianmar, Sudão, Curdistão e outras partes do mundo.    

Missão Simples: Ajuda, Esperança e Amor em Nome de Jesus

A situação na Birmânia é tão complexa quanto longa. Mais de 60 anos de guerra civil deixaram a Birmânia como um dos países mais pobres do mundo. Durante esse tempo, sucessivas ditaduras militares mataram milhares de pessoas e deslocaram milhões em áreas de resistência.

Sua missão é simples: oferecer ajuda, esperança e amor em nome de Jesus. 

“Claro, no rescaldo do Estado Islâmico e dos terríveis assassinatos que ele estava causando, ele provavelmente teve mais tiroteios do que a maioria das pessoas no Corpo de Fuzileiros Navais ou as forças especiais do Exército. Ele está lá para ajudar as pessoas que lutam pela direita. lado “, diz North. 

Eubank é um missionário que pega em armas, anda em veículos blindados e confia em seu treinamento militar altamente especializado, mas North diz que é tudo o que é necessário para se apresentar no nível que Eubank está realizando. 

“Eu sei como são as circunstâncias. Ele não sobreviveria sem veículos blindados. Se você olhar para o para-brisa de seu veículo, ele tem buracos de bala antes de entrar na grande briga que temos.”

Essa grande luta aconteceu quando o Exército iraquiano, apoiado pelas forças dos EUA, trabalhou para retomar Mosul do ISIS. 

“O maior hospital em Mosul foi tomado pelo ISIS e eles o transformaram em uma posição antiaérea de vários andares, posição anti-blindagem, posição de sniper e centenas de combatentes ISIS dentro dele e eles estavam matando os civis que estavam tentando fugir.” e Dave chegou a uma cena em que havia uma garotinha cuja mãe estava morta, todos à sua volta estavam mortos, mas Dave a viu e disse: “Vou salvá-la”. Ela esteve lá por vários dias, sem água, sem comida e basicamente se agarrando às roupas de sua mãe “, recorda North. 

Sob o olhar atento dos atiradores do EI, Eubank, um marido e pai de três filhos teve uma decisão fatídica a tomar. 

“E eu pensei, não tem como eu viver com isso. Não era fatalista, era meio lógico. Eu não vou conseguir fazer isso. Mas então uma criança ainda estava lá. Eu tenho que fazer algo e eu senti que é agora ou nunca “, explica Eubank durante o documentário de North na NRA TV. 

“Como Dave é tão bom no que faz, ele ligou para o celular de um oficial do Exército dos EUA que o colocou em contato com uma bateria de artilharia da Marinha e pediu fumaça para rastrear seus movimentos. Ele apareceu atrás de um tanque iraquiano, você vê Dave correndo nisso, Dave pode correr muito mais rápido do que eu posso, mas eu vejo essa cena e digo que um ato extraordinário de coragem “, diz North. 

Eubank salvou a jovem e viveu para contar sobre isso. 

O medo é “não mais uma prioridade”

Em seu documentário, Eubank fala para North, ele não tem medo porque ama as pessoas que ele está tentando ajudar e quando você ama, o medo não é mais uma prioridade. 

“Não tenha medo de sofrer. Não pense que ser cristão significa que você não vai sofrer”, diz ele na peça. 

Um homem que sabe uma ou duas coisas sobre coragem, North diz que Eubank mostra o tipo de bravura em uma base diária que lhe renderia um baú cheio de medalhas se ele ainda estivesse servindo nas forças armadas dos EUA. 

“Você sabe que a palavra herói tem sido muito abusada em nossa cultura hoje. A definição clássica de um herói é uma pessoa que se coloca em risco para o benefício de outra pessoa e é isso que Dave faz “, diz North.

“Tudo o que sou é um embaixador de Jesus Cristo”

Como um modelo para os cristãos, North diz, você não pode encontrar um homem melhor do que Dave, porque em todos os lugares ele é um exemplo de amor. 

“Ele diz, por exemplo, eu o vi dizer isso para outros não apenas para mim,” tudo o que sou é um embaixador de Jesus Cristo “e sem amor, o que, claro, o bom livro é cheio de amor e sacrifício, Quer dizer, isso é material bíblico e o que Dave faz, ele não fala apenas sobre isso – ele faz isso e para mim isso é um aspecto ainda mais importante de sua fé porque, olhe, eu tenho 17 netos. alguma coisa, mas se eu mostrar a eles algo que eles nunca esquecerão. É o que Dave fez lá e outra vez. ” 

Clique  aqui  para assistir ao documentário completo da NRA-TV de North sobre Dave Eubank.