Da Redação JM Notícia

MPF dá parecer pela cassação do prefeito e vice de Santa Tereza do Tocantins

O prefeito de Santa Tereza do Tocantins, José Raimundo de Sousa Santos, e o seu vice, Valteir Lustosa, poderão ter seus mandatos cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral. É que o Ministério Público Federal, por meio do Vice-Procurador-Geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, acolheu o recurso do candidato a prefeito e vice, Antônio da Silva Campos e Jailson Lopes Carvalho pedindo a cassação do prefeito e vice, pela prática de condutas vedadas aos agentes públicos, captação ilícita de sufrágio, abuso de poder econômico e político e uso indevido dos meios de comunicação.

Em 2017, o TRE-TO tinha cassado o mandato de ambos, deixando-o inelegíveis pelo período de oito anos, com base na lei da Ficha Limpa. A decisão judicial tinha determinado na época a realização de novas eleições. No entanto,  em fevereiro de 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE), reformou a decisão e manteve o prefeito José Raimundo e o vice, Valteir Lustosa, no cargo.

“O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins havia absolvido/reformado a decisão que havia cassado o prefeito e o vice, e o nosso advogado Edilberto Carlos Cipriano, recorreu da decisão em Brasília, e graça a Deus, o Ministério Público Federal atendeu ao nosso pedido, dando parecer pela procedência de nossa ação”, disse Jailson Carvalho, candidato ao cargo de vice prefeito nas eleições de 2016.

VEJA TAMBÉM
Durante carreata em Gurupi, deputada Josi faz alerta sobre as eleições suplementares

Segundo o vice-Procurador-Geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, em sua decisão pelo provimento, afirmou que “Em suma, está devidamente demonstrado o conjunto de atos que  configura a prática de abuso de poder político, razão pela qual devem operar as consequências jurídicas previstas no art. 22, XIV, da Lei Complementar nº 64/1990”.

O processo teve movimentação no TSE em dezembro de 2018.

Baixar processo Santa Tereza

Coligação pede a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito de Santa Tereza do TO