Da redação

Termina nesta terça-feira (15) o prazo para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) com desconto de 10%. O valor também poderá ser pago em cota única sem desconto no dia 15 de outubro ou parcelado em até dez vezes.

No Tocantins, 617 mil veículos precisam pagar o imposto neste ano. A previsão do governo é arrecadar R$ 279 milhões. A nova forma de pagamento vale para todos os veículos, independente do final da placa.

Quem está com o IPVA 2018 pago ficará com o carro em dias até 15 de outubro.

Veja como será o parcelamento

  • A primeira parcela deve ser igual ou superior a R$ 200;
  • Parcelamento é feito automaticamente pelo sistema;
  • Valor é divido no maior número possível dentro das regras;
  • A última parcela será sempre em outubro – assim quem tiver o imposto dividido em quatro parcelas, por exemplo, começa a pagar em julho

Como imprimir o boleto

O boleto do IPVA 2019 deve ser impresso no site da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz). Para emitir o boleto é preciso informar o número de renavam, placa do veículo e CPF do proprietário.

VEJA TAMBÉM
Juiz suspende portaria que obriga vistorias

Depois que os dados são inseridos o sistema oferece o documento com as opções de pagamento.

O que precisa ser pago

Além do IPVA, os proprietários de veículos também terão que emitir os boletos do licenciamento 2019 e do Seguro DPVAT. Os boletos podem ser impressos no site da Sefaz e do Departamento de Trânsito (Detran) ou nos postos de atendimento do Detran.

Tanto o licenciamento anual quanto o Seguro DPVAT devem ser pagos em parcela única, sem desconto, até o dia 15 de outubro.

Onde pagar os boletos

Os donos de veículos poderão pagar os boletos em qualquer banco conveniado ou nos correspondentes bancários. São eles: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bancoob, Itaú, Banco da Amazônia e Bradesco.

Após o pagamento o proprietário precisa ir até o Detran para emitir o documento.

Pagamento duplicado

Quem pagar o imposto duas vezes tem direito à restituição do dinheiro, mediante solicitação e apresentação de documentos comprobatórios. O requerimento deve ser feito em formulário disponível no site da Secretaria da Fazenda.

VEJA TAMBÉM
Com base em Lei do TO, Governo do Maranhão publica decreto que impede apreensão de veículos com IPVA atrasado

Os contribuintes que tiverem dúvida sobre o pagamento do imposto pode ligar no Serviço de Atendimento ao Contribuinte pelo telefone 0800-631144. É possível procurar as agências de atendimento ao público da Sefaz ou do Detran.