Para realizar a matrícula, basta ir à unidade de ensino, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Desde 2013, a Prefeitura mais que dobrou as vagas em Araguaína, de 12 para 25 mil

Foram prorrogadas por período indeterminado as matrículas para alunos novatos em creches e escolas municipais de Araguaína. Para realizar a matrícula, basta ir à secretaria da unidade de ensino, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, com os documentos necessários.

Segundo relatório da Secretaria da Educação, são 4.081 vagas disponíveis na Rede Municipal de Ensino, sendo 1.826 para a Educação Infantil, 1.628 no Fundamental, e ainda 627 para a Modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

O montante corresponde a 55,7% do total de vagas oferecidas. O relatório detalhado de vagas disponíveis por unidade escolar será publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira, 22.

Segundo o secretário da Educação, Jocirley Oliveira, o grande número de vagas é resultado do planejamento para atender o crescimento de Araguaína. “A gestão Ronaldo Dimas recebeu a Prefeitura com déficit de vagas. Agora, temos folga administrativa visando o futuro”, destacou.

Investimento reconhecido
Desde 2013, a Prefeitura destina anualmente cerca de 40% do orçamento do Município na Educação. Com as novas instalações da Creche Nossa Senhora dos Milagres, do Setor Itaipu, e a nova unidade do Setor São Miguel, que deve ser entregue no final do ano, o número de vagas mais que dobrou em Araguaína, de 12 para 25 mil. O total de investimentos foi de R$ 30 milhões na Educação entre recursos federais e municipais.

VEJA TAMBÉM
Secretário atende Elenil e manterá equipe do GOTE em Araguaína no período de férias

Como resultado das ações na área, feitos na melhoria das condições de trabalho e também na valorização dos professores, o Município tem sido premiado a nível nacional pela evolução nos seus índices educacionais, com o Prêmio Excelência em Educação, recebido do Instituto Ayrton Senna em 2015, e o Prêmio Excelência em Gestão Pedagógica e em Infraestrutura em 2016

Novas unidades
A Rede Municipal possui 32 creches e 36 escolas na zona urbana e outras 13 escolas na zona rural.  Desde o início da gestão Dimas foram ampliadas e reformadas 19 unidades de ensino, seis reconstruídas e 13 novas foram entregues para a comunidade com padrão de excelência. Todas as salas de aula das escolas e creches urbanas e rurais são climatizadas com ar-condicionado.

Metas alcançadas
Em 2018, a Educação de Araguaína alcançou metas importantes e de grande relevância dentro do processo de ensino aprendizagem. Uma delas foi a superação da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Araguaína teve média de 5,9 pontos na formação das séries iniciais (4º e 5º ano), ultrapassando os 5,8 pontos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

VEJA TAMBÉM
Dívida do Estado com Saúde de Araguaína ultrapassa R$ 1,8 milhão

Documentos necessários:

Educação Infantil
a) Cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF;
b) Atestado ou Carteira de Saúde em que conste que a criança está em dia com a vacinação;
c) Comprovante de residência;
d) Declaração de trabalho dos pais ou responsável;
e) Cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família);
f) 01 (uma) foto 3×4.

Ensino Fundamental

a) Cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF;
b) Comprovante de residência;
c) Cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família);
d) Declaração e/ou Histórico Escolar;
e) 01 (uma) foto 3×4;
f) Cópia dos documentos dos pais ou responsáveis;
g) Cópia do NIS do aluno;
h) Cópia do Cartão SUS.

EJA – Educação de Jovens e Adultos
a)Cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF;
b) Declaração e/ou Histórico Escolar;
c) Comprovante de residência;
d) Comprovante do Alistamento Militar (maior de 18 anos sexo masculino);
e) 01 (uma) foto 3×4;
f) Declaração de Trabalho, se for menor de 18 anos;
g) Cópia do Cartão SUS.