Da redação JM

Adriana Aguiar toma posse como membro efetivo do conselho fiscal do Consed. Foto: Divulgação

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, tomou posse como membro titular do conselho fiscal do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A eleição da nova diretoria do Consed, assim como a posse dos novos membros, foi realizada na última quinta-feira, em Brasília, sede do Conselho.

Formado por secretários de Educação de todos os Estados, e do Distrito Federal, o Consed é uma entidade representativa e propositiva de políticas públicas voltadas para a Educação. O Conselho é uma instituição que tem papel fundamental em discussões importantes como o Plano Nacional de Educação, a Base Nacional Comum Curricular. Além da promoção e articulação de projetos e programas, como o Prêmio Gestão Escolar.

O conselho fiscal é órgão de fiscalização e controle do Consed, a quem incumbe examinar a prestação de contas anual da presidência, bem como apreciar os demonstrativos contábeis, financeiros, operacionais e patrimoniais da entidade, elaborando os pareceres competentes para a deliberação do Fórum de Secretários.

A nova diretoria do Consed foi eleita e empossada em Brasília

A secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, foi reconduzida, por aclamação, à presidência do Consed. Ao lado dela, na 1ª vice-presidência, representando a região Nordeste, continua o secretário Fred Amancio, de Pernambuco. A secretária Marioneide Kliemaschewsk, do Mato Grosso, é a segunda vice, representando a região Centro-Oeste. Na terceira vice-presidência, pela região Sudeste, ficou o secretário Vitor de Angelo, do Espírito Santo. Escolhido pelos secretários da região Norte, o quarto vice é o secretário do Amazonas, Luiz Castro. Por fim, Renato Feder, do Paraná, foi indicado para ser o quinto vice-presidente, representando a região Sul.

VEJA TAMBÉM
Após reação da sociedade, Seduc diz que Resolução do CEE será avaliada em 30 dias

Adriana Aguiar assume como membro do conselho fiscal, que tem como presidente o secretário de Educação do Estado de Sergipe, Josué Modesto. Além deles faz parte, ainda, como membro titular, o secretário Faisal Karam, do Rio Grande do Sul. Como suplentes, estão os secretários Helber Jacobina, do Piauí, Suamy Vivecanda, de Rondônia, e Leila Perussolo, de Roraima.

Para a Adriana Aguiar, assumir como membro titular do conselho fiscal do Consed é uma responsabilidade muito grande, pelas funções de fiscalização e controle que o cargo representa. A secretária do Tocantins destacou, ainda, a expectativa pela unção no Conselho Nacional de Secretários de Educação.

“É uma alegria muito grande e uma responsabilidade ainda maior fazer parte do conselho fiscal do Consed. Ao lado dos demais secretários, pretendo realizar um trabalho efetivo e cuidadoso, tendo sempre como foco uma educação melhor para todos”, destacou Adriana Aguiar.