Da Redação  – Walquerley Ribeiro

Em Santa Maria do Tocantins, alunos sofrem com falta de estrutura em escola

Escola em estado precário e sem investimentos em infraestrutura é um dos principais problemas da educação no Brasil. Um vídeo circula nas redes sociais com a vereadora Marina Justino da Silva, de Santa Maria do Tocantins, 250 km da Capital Palmas, denunciando a situação em que se encontra os alunos da Escola Municipal Zeferino Pereira da Silva.

No vídeo, a vereadora faz imagens internas da Escola Zeferino Pereira da Silva, denunciando que existe apenas um banheiro funcionando para atender desde a diretora, demais servidores e alunos e, apesar disso, este sanitário está com problemas na descarga. “As crianças estão limitadas apenas a fazer xixi e para fazer cocô é necessário usar um balde cheio de água despejado no vaso para descarga”, relata a vereadora no vídeo.

Vereadora Marina Justino da Silva

A reportagem do JM Notícia entrou em contato com a vereadora Marina, e ela contou ainda que o município conta com apenas uma escola para atender toda a demanda do 1º ao 5º ano.

Ainda segundo a vereadora os problemas com os sanitários da escola não param por aí. Ela lamenta o fato das crianças menores do 1º e 2º ano não desfrutarem de banheiros equipados e adaptados para o tamanho delas. “Com esse problema de apenas um vaso sanitário, as crianças entram mais de três no banheiro. Já aconteceu casos de até ter que fazer xixi no chão, devido as crianças menores não alcançarem o vaso dos adultos”.

VEJA TAMBÉM
AD Madureira de Santa Maria do Tocantins promove a 2ª Escola de Líderes

Segundo os resultados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador sobre a qualidade do ensino no Brasil, a rede municipal de educação de Santa Maria, apresenta queda de rendimento. Nos anos iniciais o município não atingiu a meta e ficou com nota 4,6, muito abaixo da média nacional e estadual. Nos anos finais teve queda maior ainda com amédia 4,1.

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).

“Eu estou clamando por socorro, pois já tentamos via conversa para resolver essa situação que já se arrasta desde o ano passado”, finaliza a vereadora Marina Justino, que tomou conhecimento da situação por meio de sua filha, que estuda na Escola e reclamou das dificuldades.

Prefeitura responde

Em entrevista ao JM Notícia, o secretário de Administração de Santa Maria, Leonardo Noleto, afirmou que a Escola passou por reforma no início da atual gestão, no entanto, uma forte ventania danificou a parte do telhado.

VEJA TAMBÉM
2ª Escola de Líderes da AD Madureira em Santa Maria acontece neste final de semana

Questionado sobre a situação do banheiro que é compartilhado pelos alunos e professores, o secretário afirmou o seguinte:

“A  parte dos vasos estava até então tudo OK. Acontece que  são banheiros que constantemente trazem prejuízos, devido a quantidade de alunos, e alunos acabam entupindo, jogando papel, entulhos nos banheiros, o que acaba ocasionando esse problema”, disse Leonardo Noleto.

Atualização

Segundo o secretário, o concerto do banheiro foi realizado durante o feriado de carnaval.