Da redação JM

Igreja em Sanskatoon teve de ser demolida por estar ameaçada de desabamento

Uma instituição de caridade nacional que trabalha para salvar prédios antigos estima que 9.000 vagas religiosas no Canadá serão perdidas na próxima década, cerca de um terço de todos os edifícios de propriedade da fé no país.

O líder do projeto de regeneração do National Trust for Canada, Robert Pajot, diz que todas as comunidades no país vão ver igrejas velhas fechadas, vendidas ou demolidas.

“Os bairros terão várias igrejas fechando”, disse Pajot. “Algumas pessoas qualificam isso como uma crise, e eu meio que concordo. Isso vai atingir todo mundo”.

Não são apenas belos edifícios históricos que serão perdidos, mas também o senso de comunidade proporcionado pelos espaços de culto. As igrejas não foram apenas para o domingo, mas para as bandeirantes e reuniões políticas, casamentos e funerais, aulas de piano e programas para os desabrigados.

As amigas Lindsay Alliban e Erin McKnight, compraram essa igreja em 2016 e a converteram em um espaço de música ao vivo. Foto: Divulgação

“Não se trata apenas dos edifícios. Realmente está além do impacto da perda de um patrimônio na comunidade. Os lugares de fé realmente foram, por gerações, centros de grande parte da vida comunitária. Eles jogam uma comunidade de facto. papel central, função de serviço comunitário “, disse Pajot.

Muitas congregações viram as mudanças chegando e tomaram medidas para reaproveitar seus antigos edifícios de uma forma que os levará a pagar seu próprio caminho.

Nas áreas rurais, as congregações estão encolhendo à medida que os membros envelhecem ou se afastam. Nas cidades, a crescente secularização da sociedade, aliada a novas práticas espirituais, reduziu-se à frequência tradicional da igreja cristã. Mesmo a crescente imigração não foi suficiente para compensar a tendência. Com menos pessoas nos bancos e menos dinheiro nos cofres, o aumento dos custos de manutenção em prédios antigos sobrecarregou muitas congregações.

Enquanto os números nacionais sobre fechamento ainda estão surgindo, o National Trust for Canada fez sua previsão de que um terço desses prédios serão vendidos ou demolidos na década – com alguns deles já abandonados, vendidos ou demolidos desde 2009. Sua estimativa vem da agregação de informações de pesquisas e relatórios de mídia.