Da redação JM

O curso será gratuito e acontece no período de 15 de abril a 7 de agosto de 2019. Foto: Reprodução

As inscrições para o processo seletivo de admissão ao Curso de Formação de Aquaviários (Marinheiro Fluvial de Convés) encerram no próximo de 18 de março. O curso oferece trinta vagas e será ministrado pela Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT) em Palmas-TO.

Segundo o edital divulgado pela CFAT, o curso tem o objetivo de habilitar o aluno para as competências e habilidades exigidas do Marinheiro Fluvial de Convés (MFC), Aquaviário do 2º Grupo (fluviários), previstas na NORMAM-13/DPC. O curso será gratuito e acontece no período de 15 de abril a 7 de agosto de 2019.

Inscrição

Para se inscrever o candidato deve ter no mínimo dezoito anos no ato da matrícula, possuir ensino fundamental completo, apresentar identidade, CPF e comprovante de residência, além de pagar um valor de R$ 8,00 no ato da inscrição. A inscrição deverá ser feita na CFAT, localizada na quadra 913 Sul, S/N, ao lado da Praia do Prata, em Palmas – TO.

Seleção

A 1ª etapa será uma prova escrita classificatória, em nível do 9º ano da educação fundamental, sobre conhecimentos de Português e de Matemática. Já na 2ª etapa, os candidatos aprovados na 1ª serão submetidos a um Teste de Suficiência Física (TSF), composto de: prova de natação, na distância de 25 metros, sem limite de tempo; e prova de permanência em ambiente aquático, flutuando sem qualquer auxílio, com duração de dez minutos.

VEJA TAMBÉM
Marinha abre concurso público para contratar padres e pastores como oficiais

De acordo com o edital, ao concluir o curso, sendo aprovado, o aluno será declarado Marinheiro Fluvial de Convés (MFC) e receberá sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) com os assentamentos pertinentes e o Certificado de Proficiência (DPC-1034), atestando estar devidamente qualificado com as competências definidas na NORMAM-13/DPC.