Da redação

Levantamento do SPC também mostra um aumento no número de pessoas que quitaram suas dívidas e retomaram o crédito.

Muitos consumidores do comércio de Araguaína começaram 2019 mais organizados e determinados a limpar seus nomes para retomar o crédito nas lojas. Segundo dados do Serviços de Proteção ao Crédito – SPC, o número de devedores caiu e aumentou a quantidade de pessoas que quitaram suas dívidas no mês de fevereiro.

Na comparação com janeiro deste ano, houve uma redução de 61% nos consumidores incluídos no SPC, aqueles que atrasaram as contas e “sujaram” o CPF.

Em relação ao mesmo período do ano passado (fevereiro de 2018), também houve queda, de 49,81%.

Consumo responsável

Para o diretor de SPC da Associação Comercial e Industrial de Araguaína – ACIARA, José Alberto de Luna, os dados mostram um movimento já conhecido de começo de ano.

“Os consumidores passam por ciclos de altos e baixos. Percebemos que mais pessoas estão pagando as parcelas em dia e ainda quitaram as contas devedoras. Isso é muito comum nesse período, porque muitos guardam e usam o dinheiro do 13º salário para começar o ano mais organizado. O nome fica limpo e isso acaba melhorando a nossa economia”, analisou.

VEJA TAMBÉM
Deputada estadual Amália Santana fica em coma após sofrer derrame

Limpando o nome

As saídas do SPC também ficaram no azul. Comparando fevereiro e janeiro de 2019, mais 59,91% de consumidores conseguiram limpar o nome. Em relação a fevereiro de 2018, o número de saídas do SPC aumentou em 23,17%.

Ainda no mês, a média diária de procura por crédito foi melhor comparado a janeiro, com 190 consultas a mais por dia.