Da redação

O projeto pretende auxiliar no combate à violência estimulando a autonomia financeira dos jovens

No exato momento que você lê esta frase, um jovem do subúrbio brasileiro está mudando sua história. Ele está ganhando autonomia financeira, pois está aprendendo a montar seu próprio negócio.

O Projeto Inova Jovem, da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), com execução da  Besouro Agência de Fomento Social, rompeu fronteiras geográficas, pois passou a ser oferecido em Ensino a Distância (EAD) para jovens de todo o território nacional.

Ao aliar teoria à prática, o projeto desenvolve, ao lado do aluno, um plano de negócios com total viabilidade técnica e financeira. Da criação da logomarca do negócio, passando pelo aprendizado sobre o controle de caixa e outras ferramentas, tudo é entregue ao aluno, que aprende até a tirar proveito das redes sociais. Isto tudo em cinco dias.

A partir de agora, o mesmo material que era disponibilizado, fisicamente, em sala de aula estará na internet para download. A apostila, com as mesmas 10 etapas para elaboração de um plano de negócios, acompanhada de 10 videoaulas que possibilitam que, ao final, o aluno abra seu negócio.

De acordo com a coordenadora de Comunicação da Besouro, Jolie de Castro Coelho, “por intermédio da parceria com a SNJ, é necessário que alguma secretaria ou outro órgão da prefeitura de qualquer município, faça o contato via e-mail, solicitando a abertura de uma turma. Esta secretaria cadastra os alunos, que recebem um login e senha para acessarem o material de capacitação em sua versão digital. Após, acessam o site: centraldoempreendedorismo.com.br e têm contato com todo o conteúdo”. Ela informa que já há turmas cadastradas no sistema via EAD e que o prazo se encerra dia 10 de abril de 2019.

VEJA TAMBÉM
Léo Barbosa e representantes da UFT discutem implantação de cursos EAD em Taquaruçu

Segundo o presidente da Besouro, Vinicius Mendes Lima, o Inova Jovem é ancorado na metodologia By Necessity, desenvolvida pela Besouro com aplicação comprovada em favelas. “O programa capacitou 2 mil jovens em diversas cidades no Brasil em 2018, foi um sucesso. Nosso objetivo, agora, é aumentar o alcance para que toda juventude do país tenha acesso ao conteúdo que já contribuiu para a abertura de mais de 3.700 negócios”.

Saiba mais sobre o Projeto Inova Jovem

Considerado uma ferramenta de empreendedorismo para jovens da comunidade, é um programa criado pela Secretaria Nacional de Juventude com o objetivo de auxiliar na autonomia financeira dos jovens de baixa renda. A partir deste ano, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), está disponibilizando aulas de ensino a distância (EAD) do Inova Jovem.  Está embasado no artigo 14, do Estatuto da Juventude, que determina que é direito do jovem a profissionalização, o trabalho e a renda, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, adequadamente remunerado e com proteção social. Para tanto, devem ser adotadas políticas públicas voltadas para a promoção do trabalho para a juventude, como pretende este projeto, com o objetivo de cumprir o inciso V do artigo 15, da mesma lei – “adoção de políticas públicas voltadas para a promoção do estágio, aprendizagem e trabalho para a juventude”.

VEJA TAMBÉM
Católica Orione terá cursos à Distância em parceria com a Universidade Católica de Brasília

Serviço

O que: Inova Jovem EAD – inovajovem.com.br

O projeto pretende auxiliar no combate à violência estimulando a autonomia financeira dos jovens. O objetivo é reduzir os índices de violência, pobreza e desigualdade, com ações de empreendedorismo e geração de renda.

Amplitude: todos os municípios brasileiros

Como aderir: gestores municipais de juventude devem enviar a solicitação para a abertura das turmas em seu município pelo e-mail [email protected].

Prazo: até 10 de abril de 2019.