Da redação

Além de falar um pouco do seu trabalho, Zacarias Martins recitou poesias e ministrou uma palestra motivacional e de incentivo à leitura

Dando sequência às ações   previstas no seu Projeto Político Pedagógico, o Instituto Presbiteriano Araguaia (IPA), de Gurupi, promoveu, na tarde desta terça-feira (09), uma roda de conversa com o poeta, jornalista e ativista cultural Zacarias Martins.

Além de falar um pouco do seu trabalho, Zacarias Martins recitou poesias e ministrou uma palestra motivacional e de incentivo à leitura e que agradou enormemente os alunos que o assistiam.

A gestora da unidade escolar, Adriana Beatriz Lemes, destacou que apreciou  bastante  a palestra de Zacarias Martins que, de forma peculiar, lúdica, conseguiu envolver os alunos que participavam ativamente dos assuntos ali abordados.

“Gostei muito desse encontro do escritor com os nossos alunos. De forma positiva, ele conseguiu quebrar a rotina de nossa escola”, afirmou a diretora.

INCLUSÃO SOCIAL

O Orientador Educacional do IPA, Jonas Amaral, afirmou que esse contato direto de um autor consagrado como o Zacarias Martins com os alunos foi uma experiência excepcional, especialmente, pela forma cativante com que ele consegue cativar os alunos.

“Conseguimos atingir plenamente o objetivo dessa iniciativa que visa democratizar a leitura no seio escolar e ainda, ajudar a formar seres pensantes, preparados para a vida, já que a cultura da leitura é importante ferramenta de inclusão social”, ressaltou  Jonas Amaral.

SOBRE O ESCRITOR

Integrante da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras, Zacarias Martins  é autor  premiado nacionalmente.  Possui publicado  seis livros de poesias e um de crônicas.  Reside em Gurupi desde 1983.

Dentre as condecorações que já recebeu destaca a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; medalha de Mérito Cultural D. Pedro II; Título de Cidadão Tocantinense, concedido pela Assembleia Legislativa do Tocantins; além da medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.

É Senador da Cultura, representante do Tocantins no Congresso de Cultura Latina no Brasil.