Da redação JM

Willie Williams, 100 (R) e seu marido Daniel W. Williams (L) são casados ​​há 82 anos. | Screenshot

A alegria de viver de Willie Williams era palpável quando ela falou sobre a primeira vez que conheceu seu marido de 103 anos, Daniel W. Williams. Aos 100 anos, a devota cristã não consegue se lembrar de todos os detalhes desde o primeiro encontro, mas sabe que é a melhor lembrança que tem do homem com quem está casada nos últimos 82 anos.

Ela lembra que eles estavam na igreja. Ela tinha cerca de 12 ou 13 anos. Eles estavam em Newberry, Carolina do Sul.

“Minha melhor lembrança é quando nos encontramos pela primeira vez”, ela lembra de Charlotte, na Carolina do Norte, em um suave e cálido tom do sul, numa entrevista ao The Christian Post na quarta-feira.

“Nós nos conhecemos na igreja. Acho que nos tornamos amigos e começamos a conversar um com o outro … isso foi há tanto tempo ”, disse ela.

Alguns anos mais tarde, quando Willie completou 18 anos e Daniel tinha 21 anos, os dois acabaram se casando. Os detalhes exatos de como Daniel pediu sua mão também são um pouco confusos, mas Willie riu enquanto ela tentava imaginar o que ele provavelmente disse.

“Faz tanto tempo que esqueci as palavras exatas”, disse ela. “A única coisa que imagino que ele diria é ‘querida, você se casaria comigo’”.

Daniel não ouve tão bem estes dias, mas ele se lembra de ter sido atingido pela beleza de Willie quando eles se conheceram.

“Oh, eu não sei”, ele disse um pouco relutantemente antes de deixar escapar “a beleza dela!”, Quando perguntado sobre o que primeiro o atraiu para sua esposa.

O casal que viveu as guerras , a Depressão e a era dos direitos civis recentemente teve uma festa de aniversário na Primeira Igreja Batista do Memorial de Mayfield, no norte de Charlotte, cortesia de seus adorados membros da família. E Willie diz que, apesar de sua idade, ela e o marido estão “muito bem, obrigada”.

“Para a nossa idade, acho que estamos bem de saúde”, disse ela.

Eles ainda vivem de forma independente na maior parte. Willie prepara suas refeições e ela recebe ajuda com a limpeza, lavanderia e mantimentos de sua família.

Com o passar dos anos, diz Willie, as pessoas de sua comunidade às vezes pediam conselhos sobre como conseguiram viver juntos por tanto tempo e seus conselhos permaneceram os mesmos.

“[Eles] querem saber o que estamos fazendo para ter uma vida tão longa. E tentamos apenas dizer a eles, viver limpo ”, disse o cristão devoto.

“Às vezes as pessoas bebem muito e isso não é bom para você. Eu não sinto que beber é uma coisa boa para você ”, disse ela.

Quando perguntada sobre sua dieta, Willie não foi muito específico. Ela aconselha, no entanto, que as pessoas consumam coisas boas para o corpo.

“Apenas comida simples, não muitos alimentos ricos”, disse ela sobre sua dieta. “Nós tentamos comer as coisas certas. Se você sente que é bom para você, se você come alguma coisa e isso não parece fazer bem para você, faça você se sentir bem, você não come mais. ”

Ela diz que, em sua maioria, mesmo que seja difícil de acreditar, ela e o marido não tomam vitaminas ou são dependentes de qualquer medicamento para suplementar sua saúde.

“Não, nós não tomamos vitaminas”, disse ela rindo orgulhosamente. “É difícil acreditar né?”

A única medicação além de uma pílula não especificada tomada diariamente que Willie admite usar em uma base como necessária é Tylenol.

“Bem, como Tylenol se você tem uma dor de cabeça ou algo assim, sim. Você aceita isso ”, disse ela.

“Se você quer dizer que temos que ter um tipo especial de medicamento todos os dias, não fazemos isso. Você não acredita, mas é a verdade, ”ela disse, rindo cordialmente.

Além de frequentar a igreja semanalmente e visitas da família, Willie diz que passa muito tempo com o marido todos os dias e que eles desfrutam de uma rotina diária.

“Bem, você se levanta e sai e pega seu papel. E nos sentamos ao redor da casa e conversamos um com o outro. Temos algum tipo de jogo ou algo que jogamos ”, disse ela. “Nós fazemos [companhia um do outro]. Estamos juntos há tanto tempo que fazemos.

Os batistas ao longo da vida dizem que sua fé tem sido uma grande parte de sua longevidade.

“Nós vamos à igreja todos os domingos. Isso é uma obrigação em nossa casa. Nós devemos ir à igreja. Sempre fomos ensinados a entrar e ficava conosco. Nós dois vamos à igreja ”, disse ela.

Ela insiste que, se as pessoas seguirem o espírito da fé cristã, elas se tratariam melhor e aprenderiam muito mais umas com as outras.

“Você sabe que sempre sabe como tratar as pessoas e fazer a coisa certa quando está na igreja. Para mim, eu seria diferente das pessoas que não pertencem à igreja ”, disse ela.

Enquanto ela não tem muito a dizer sobre o porquê de alguns casamentos cristãos falharem, ela ofereceu um pequeno conselho para os cristãos que estão lutando em seu casamento.

“Bem, uma coisa, você deve manter Deus em sua vida. Você não pode ficar sem Ele agora, você sabe. Você deveria ter Deus em sua vida e orar e pedir-lhe o caminho ”, disse ela.

Willie explicou que, quando se tratava de lidar com desafios em seu próprio casamento, ela não conseguia se lembrar de nenhuma luta importante, porque entendia como se comunicar de forma eficaz uns com os outros.

Relembre: Juiz cristão pede demissão para não fazer casamentos de homossexuais

VEJA TAMBÉM
Augustus Nicodemus se declara para a esposa e emociona internet: "acredito em amor à primeira vista"

“Agora, você quer saber a verdade? Você pode não acreditar. Nós não tivemos nenhum momento difícil. Nós sempre sentamos e conversamos sobre as coisas. Nós nos sentamos e discutimos e vimos qual foi a melhor ideia, a melhor maneira de lidar com isso ”, disse ela.

Ela enfatizou que a vida é realmente mais simples quando os casais tentam resolver as coisas juntos.

“Nós sempre sentamos juntos quando algo estava errado. Nós nos sentávamos e conversávamos sobre isso juntos. Você sabe, nós dois, só nós dois, e ver qual era o melhor método para tomar, você não acha? ”Ela perguntou. “Nós apenas sentamos e conversamos sobre isso. Não continuando. Apenas nós dois.”

E o marido concorda que uma comunicação boa e aberta tem sido um elemento importante no sucesso de sua união.

“Se você ver algo errado [com sua esposa], apenas conte a eles sobre isso. É assim que vejo isso ”, disse Daniel.

“Quando você faz a coisa certa, fica longe de problemas, e tudo isso e você mantém uma vida limpa [as coisas vão dar certo]”, disse ele.

Willie disse que desde muito cedo eles também entenderam que tinham que contribuir para o sucesso do casamento. Então, além de estarem comprometidos com sua fé, ambos também trabalharam para contribuir para as finanças de sua família.

“Nós dois trabalhamos. Isso foi uma obrigação em nossa casa. Você deveria trabalhar, ”ela disse com naturalidade.

Ela não acredita no conceito de dona de casa.

“Trabalhei no lar de idosos e ele trabalhou na empresa de frigoríficos durante anos. No asilo você cuida dos mais velhos e eu adoro isso ”, disse ela.

Faz tanto tempo desde que se aposentaram que ela não se lembra de quanto tempo se passou desde a última vez que eles trabalharam para ganhar uma renda.

“Oh Senhor, eu não posso te dizer isso”, ela disse. “Eu esqueci há quanto tempo isso foi, mas já faz algum tempo desde que trabalhamos.”

Willie também medita muito na escritura Mateus 5: 8, que diz: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.

“Eu gosto ‘bem-aventurados os puros de coração: porque eles verão a Deus’, disse Willie. “Eu sempre amei essa escritura.”

Os estudiosos da Got Questions explicam que ser puro de coração “envolve ter uma singeleza de coração para com Deus. Um coração puro não tem hipocrisia, nem astúcia, nem motivos ocultos. O coração puro é marcado pela transparência e por um desejo inflexível de agradar a Deus em todas as coisas. É mais que uma pureza externa de comportamento; é uma pureza interna da alma. A única maneira pela qual podemos ser realmente puros de coração é entregar nossas vidas a Jesus e pedir a Ele que faça o trabalho de limpeza ”.

Perguntada se ela acredita que sua “vida limpa” poderia levar a muitos mais anos de vida, Willie respondeu: “Eu não sei se devo dizer sim ou não a isso. Acredito que sim.”

(Com Christian Post)