Cursos online de programação são ofertados gratuitamente em instituições de ensino

A Universidade de Harvard e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) disponibilizam cursos online gratuitos para pessoas que desejam aprender linguagens de programação. As inscrições estão abertas e são válidas para o JavaScript, CSS e HTML, estrutura de algoritmos, desenvolvimento de jogos e sites e programação de robôs.

“É uma grande vantagem ter conhecimentos de programação, pois o mercado de trabalho está muito forte nessa área. A linguagem de programação é a mesma em todos os lugares, inclusive com grande demanda para área de TI em diversos países”, sinaliza o desenvolvedor front-end, Alexandre Falck.

Segundo o profissional de TI, entre os países que apresentam ampla absorção de profissionais estão Canadá, Nova Zelândia e a Irlanda. No entanto, é importante que os profissionais sejam amplamente qualificados e busquem o aprimoramento para atender as demandas do setor. Confira os cursos gratuitos e online:

Senai – Lógica de Programação

O curso de Lógica de Programação traz conhecimentos importantes para a construção de algoritmos direcionados à solução de problemas computacionais. O aluno estudará matérias como: Tipos de Dados, Expressões Aritméticas e Lógicas, Subalgoritmos, entre outras. Para participar do curso online é necessário ter, no mínimo, 14 anos, ter conhecimento básico de informática e internet. As inscrições são feitas no site do Senai, com início é imediato. No final da capacitação, os aprovados receberão certificado.

VEJA TAMBÉM
Professor ofende aluno evangélico durante debate político: "pastorzinho vagabundo"

Harvard – CS50’s: Introduction to Computer Science (Introdução do CS50 à Ciência da Computação)

O curso CS50x desenvolve o raciocínio de forma algorítmica para resolver problemas de forma eficiente. Não é preciso ter experiência prévia em programação. A capacitação é ofertada em nove módulos que contêm assuntos sobre abstração, algoritmos, estruturas de dados, encapsulamento, gerenciamento de recursos, segurança, engenharia de software e desenvolvimento web. Além desses, traz conhecimento sobre a linguagem da informação, incluindo JavaScript, CSS e HTML. Para participar da capacitação online, o interessado deve acessar o site da instituição, clicar em “Enroll Now” e cadastrar seu perfil. Ao final do curso, ocorrerá um projeto final para obtenção do certificado.

Existem diversas formas de aprofundar os conhecimentos na área sem precisar de grandes investimentos. Programas de inclusão educacional como o Educa Mais Brasil dispõem de bolsas de estudo com até 70% de desconto nas mensalidades para cursos de ensino superior. Entre as opções estão oportunidades para cursos de Ciências da Computação, Analise de Sistemas e Tecnologia da Informação.  Entre no site do Educa Mais, escolha a modalidade de ensino e faça sua inscrição gratuita.