Inep disponibiliza a lista de contemplados com a isenção do Enem 2019

Estudantes que solicitaram a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2019 podem conferir hoje (17) a lista de contemplados. Para acessar, basta ter o CPF e da senha cadastrada no sistema. Nesta edição, foram recebidos cerca de 3,6 milhões de pedidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A estudante Greycy Anne Ribeiro dos Santos, de 17 anos, fez a solicitação já nos primeiros dias e espera ser contemplada. “A isenção é solicitada se você não está em condições de pagar a taxa de inscrição. Cursei parte do meu ensino médio em escola pública e acredito que vou conseguir [o benefício]”, afirma.

Com o Enem, a candidata tem um objetivo que é ser aprovada no curso de Direito.  “Escolhi o curso porque trabalha com o questionamento, busca lidar com a verdade com um nível muito alto de discussão e tem que ter embasamento para falar sobre os temas. É isso que eu gosto”, destaca. Quanto à área de atuação, a estudante afirma que é cedo e por isso “ainda não está muito decidido, mas eu me identifico muito com a área criminal”.

VEJA TAMBÉM
Resultados preliminares da Prova Brasil apontam para crescimento das notas do Ideb em Palmas

Para ter um bom desempenho nas provas do Enem, que serão aplicadas em 03 e 11 de novembro, Greycy Anne estuda em casa parte do dia e também faz curso preparatório para o Enem no cursinho Os Aprovados, instituição parceira do Educa Mais Brasil na oferta de bolsa de estudo. “Os alunos têm buscado a nossa instituição de ensino querendo se qualificar melhor para a prova do Enem. Infelizmente, nem sempre as escolas atingem o objetivo de preparar o aluno para as universidades, então o curso preparatório visa reforçar o aprendizado”, sinaliza a supervisão Pedagógica da instituição de ensino.

Recursos

Os recursos poderão ser apresentados entre 22 e 26 de abril, tanto para retificar o pedido de isenção quanto da justificativa. Este será o último momento reservado para a solicitação do benefício, não sendo possível realizá-lo posteriormente. Todos os contemplados também precisarão se inscrever entre 06 e 17 de maio na atual edição do Enem. A taxa para participação no exame deste ano é de R$ 85.

VEJA TAMBÉM
Empresas juniores brasileiras contribuem para a formação de mais de 11 mil universitários

Saiba +

Enem sem a folha de rascunho? Não dá!