Da redação

A abertura do ciclo de palestras foi no último dia 12, em uma transportadora; hoje, às 9 e às 15 horas, a palestra será ministrada na Escola Municipal Dr. César Belmino Evangelista, no setor Tereza Hilário Ribeiro

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizam um ciclo de palestras sobre a preservação e uso consciente desse recurso natural indispensável para a vida na Terra.

“A poluição do solo tem como principal causa o uso de produtos químicos, principalmente na agricultura. Desmatamentos e queimadas também são problemas que fazem com que o solo se torne pobre e sem nutrientes”, explicou o educador ambiental Edilmo Azevedo.

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, 33% dos solos do mundo estão degradados por erosão, salinização compactação, acidificação e contaminação. Os solos degradados captam menos carbono da atmosfera, interferindo nas mudanças climáticas

Próximas ações

Os próximos a receberem a equipe de palestrantes serão os alunos da Escola Municipal Dr. César Belmino Evangelista, no setor Tereza Hilário Ribeiro, hoje, às 9 e às 15 horas.

Na terça-feira, 23, será a vez da Escola Municipal Luiz Gonzaga, no setor Costa Esmeralda, às 16 horas. Fechando o ciclo de palestras, no dia 30 às 16 horas, alunos e a comunidade do setor Tereza Hilário Ribeiro participarão da confecção de uma horta orgânica, com reaproveitamento de pneus inservíveis, na Escola Municipal César Belmino Evangelista.

VEJA TAMBÉM
Dimas entrega primeiro condomínio popular fechado do Tocantins

Palestras e colaboração

Abrindo o ciclo de palestras, no último dia 12, as equipes levaram a apresentação a uma empresa do setor de transportes. Mais de 70 colaboradores se dividiram em duas turmas para participar da programação. “A empresa nos contatou e solicitou este treinamento. Outras empresas que tenham interesse também podem fazer sua solicitação”, comentou o técnico.

No dia 15, foi a vez da Escola Municipal Tereza Hilário Ribeiro, no Setor Raizal. Os estudantes dos dois turnos puderam assistir à palestra e entender a importância da colaboração de cada um no processo de conservação e uso consciente do solo.

Programação

Dia 22 (segunda-feira)

9h e 15h – Palestra sobre conservação do solo (Escola Municipal Dr. César Belmino Evangelista, no Setor Tereza Hilário Ribeiro).

Dia 23 (terça-feira)

16h – Palestra sobre conservação do solo (Escola Municipal Luiz Gonzaga, no Setor Costa Esmeralda).

Dia 30 (terça-feira)

16h – Confecção de horta orgânica com reaproveitamento de pneus (Escola Municipal César Belmino Evangelista, no Setor Tereza Hilário Ribeiro).