Da redação

Vereador Hélio Santana junto ao pastor Paulo Martin Neto, presidente da Ciadseta/TO, e demais líderes evangélicos do Estado. Foto: Divulgação

O vereador Hélio Santana (PV), participou do culto de ação de graças pelos 71 anos da Convenção Interestadual dos Ministros e Igrejas da Assembleia de Deus do Serviço de Evangelização das Regiões dos rios Tocantins e Araguaia (Ciadseta), o evento foi realizado na noite da última quarta-feira (24), no templo sede da Assembleia de Deus Ciadseta em Taquaralto.

Já na sessão ordinária desta quinta-feira (25), o parlamentar apresentou um projeto de lei de sua autoria que denomina de rua Pastor Jóse Teles Carneiro Filho a rua 16 do bairro Taquaralto. A denominação constitui uma justa homenagem em memoria ao pastor José Teles.

Vereador participou do Culto em Ação de graças pelos 71 anos da convenção assembleiana. Foto: Divulgação

Santana já havia feito um requerimento à câmara municipal no dia 07 de março que foi aprovado por unanimidade, onde solicita uma sessão solene em homenagem aos 71 anos da Convenção, reconhecendo assim os relevantes trabalhos que a igreja presta ao Município e Estado. A solenidade será realizada no dia 23 de maio às 09:00 da manhã na Câmara Municipal de Palmas.

VEJA TAMBÉM
Mais de mil pessoas participam da primeira noite da Cruzada Evangelística Unida

Hélio Santana solicita mudança na escolaridade da Guarda Metropolitana

A Convenção Interestadual das Assembleias de Deus Serviço e Evangelização do Tocantins e Araguaia (CIADSETA) foi fundada pelo Pastor Armando Chaves Cohen, que veio de Belém – PA para Carolina – MA, onde foi instaurada, em 25 de abril de 1948. Atualmente cinco convenções recebem o nome da Ciadseta: Comadesma no MA, Ciadseta do PA e MT, Cimadseta em GO e DF, Cimadb no PA e a própria Ciadseta. Todas possuem uma administração direta, com presidentes próprios.

Evangélicos

No dia 30 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Evangélico, conforme Decreto de Lei Nº 12.328, que foi sancionado no ano de 2010 pelo ex-presidente Lula, mas não institui um feriado nem ponto facultativo no Brasil. No entanto, o dia é celebrado em diversas datas diferentes, de acordo com a região e cidade do Brasil.

Segundo o último Censo do IBGE/2010, o número de evangélicos no país cresceu 61% em dez anos. Havia, em 2010, 42.310.000 evangélicos no Brasil, 22,2% da população e o Rio de Janeiro seria o estado que concentra o maior número de seguidores.

VEJA TAMBÉM
Confira a lista de pregadores do Congresso de Missões da Última Hora Abala Região Sul

De acordo com o último Mapa das Religiões no Brasil, divulgado pela FGV em 2011, o Tocantins é um dos Estados mais religiosos do Brasil. Tanto no índice de católicos, quanto no de evangélicos. Na pesquisa, o Tocantins apareceu em 10º lugar em número de evangélicos, com 21,96% de sua população, ou 301.631 pessoas. Desses evangélicos, 15,51% são pentecostais e 5,19% pertencem a outras correntes, entre elas as tradicionais.