Hélio Santana apresenta projeto de lei e requerimento em homenagem à AD CIADSETA

Hélio Santana (PV) participou do culto de ação de graças pelos 71 anos da Convenção Ciadseta TO

Da redação

Vereador Hélio Santana junto ao pastor Paulo Martin Neto, presidente da Ciadseta/TO, e demais líderes evangélicos do Estado. Foto: Divulgação

O vereador Hélio Santana (PV), participou do culto de ação de graças pelos 71 anos da Convenção Interestadual dos Ministros e Igrejas da Assembleia de Deus do Serviço de Evangelização das Regiões dos rios Tocantins e Araguaia (Ciadseta), o evento foi realizado na noite da última quarta-feira (24), no templo sede da Assembleia de Deus Ciadseta em Taquaralto.

Já na sessão ordinária desta quinta-feira (25), o parlamentar apresentou um projeto de lei de sua autoria que denomina de rua Pastor Jóse Teles Carneiro Filho a rua 16 do bairro Taquaralto. A denominação constitui uma justa homenagem em memoria ao pastor José Teles.

Vereador participou do Culto em Ação de graças pelos 71 anos da convenção assembleiana. Foto: Divulgação

Santana já havia feito um requerimento à câmara municipal no dia 07 de março que foi aprovado por unanimidade, onde solicita uma sessão solene em homenagem aos 71 anos da Convenção, reconhecendo assim os relevantes trabalhos que a igreja presta ao Município e Estado. A solenidade será realizada no dia 23 de maio às 09:00 da manhã na Câmara Municipal de Palmas.

VEJA TAMBÉM
Governador Carlesse se reúne com presidente da Convenção Ciadseta em Araguaína

Hélio Santana solicita mudança na escolaridade da Guarda Metropolitana

A Convenção Interestadual das Assembleias de Deus Serviço e Evangelização do Tocantins e Araguaia (CIADSETA) foi fundada pelo Pastor Armando Chaves Cohen, que veio de Belém – PA para Carolina – MA, onde foi instaurada, em 25 de abril de 1948. Atualmente cinco convenções recebem o nome da Ciadseta: Comadesma no MA, Ciadseta do PA e MT, Cimadseta em GO e DF, Cimadb no PA e a própria Ciadseta. Todas possuem uma administração direta, com presidentes próprios.

Evangélicos

No dia 30 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Evangélico, conforme Decreto de Lei Nº 12.328, que foi sancionado no ano de 2010 pelo ex-presidente Lula, mas não institui um feriado nem ponto facultativo no Brasil. No entanto, o dia é celebrado em diversas datas diferentes, de acordo com a região e cidade do Brasil.

Segundo o último Censo do IBGE/2010, o número de evangélicos no país cresceu 61% em dez anos. Havia, em 2010, 42.310.000 evangélicos no Brasil, 22,2% da população e o Rio de Janeiro seria o estado que concentra o maior número de seguidores.

VEJA TAMBÉM
Eli Borges é homenageado na Câmara de Palmas por combate e prevenção ao uso de drogas

De acordo com o último Mapa das Religiões no Brasil, divulgado pela FGV em 2011, o Tocantins é um dos Estados mais religiosos do Brasil. Tanto no índice de católicos, quanto no de evangélicos. Na pesquisa, o Tocantins apareceu em 10º lugar em número de evangélicos, com 21,96% de sua população, ou 301.631 pessoas. Desses evangélicos, 15,51% são pentecostais e 5,19% pertencem a outras correntes, entre elas as tradicionais.