Projeto de Léo Barbosa dispõe sobre serviços de Psicólogos e Assistentes Sociais na escolas do Estado

O deputado estadual Léo Barbosa (SD) apresentou, durante sessão ordinária desta semana, na Assembleia Legislativa (AL-TO), um Projeto de Lei que determina que as escolas estaduais do Tocantins passem a contar com serviços de Psicologia ou Psicopedagogia e profissionais de Serviço Social para fazerem atendimento aos alunos e educadores.

Os profissionais, devidamente habilitados, deverão atuar junto às famílias, professores, alunos, direção e a equipe técnica da escola, com o objetivo de melhorar o desenvolvimento humano dos alunos, as relações professor-aluno e aumentar a qualidade e eficiência do processo educacional.

Durante a apresentação da matéria, o parlamentar destacou a importância deste acompanhamento para crianças e adolescentes que estejam enfrentando problemas em suas famílias e consequentemente no ambiente escolar, podendo os profissionais, inclusive, acionar demais órgãos de atendimento conforme suas necessidades.

“O Psicólogo é um mediador de conflitos e pode atuar como um parceiro dos alunos e dos professores dentro da escola. Temos visto tantas tragédias acontecendo no ambiente escolar e este projeto surge para que ele, juntamente com o Assistente Social, possa estar mais próximo para colaborar com a comunidade educacional”, ressaltou Barbosa.

VEJA TAMBÉM
Deputado Léo Barbosa requer implantação de ciclovia entre Taquaralto e Taquaruçu

Entre os pontos que constam na justificativa do projeto estão os altos índices de violência dentro das escolas, prática de bullying, aumento na taxa de suicídios entre adolescentes, dentre outras problemáticas que afetam a vida dos alunos e a qualidade do ensino.