Da Redação JM Notícia

Adriana Aguiar é a Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc)

Após o pronunciamento do vereador Filipe Martins (PSC) na Câmara de Palmas,  nesta quarta-feira (08) protestando sobre a possível extinção do “Dia das Mães” em escolas do TO, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), emitiu nota ao JM Notícia, afirmando que “a ação não foi imposta a nenhuma unidade de ensino e que cada escola possui autonomia para definir a melhor forma de celebrar/comemorar o Dia das Mães com as tradicionais homenagens’.

Ainda de acordo com a SEDUC, o “Dia de quem cuida de mim”, foi pensado como forma de inserir toda a família dos alunos nas atividades desenvolvidas para o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio a cada ano.

Para a Secretaria, “desta forma, crianças cujas mães não estejam presentes, por qualquer motivo que seja, poderão inserir nas celebrações da data as pessoas que lhes dão carinho, proteção e cuidado todos os dias (pai, avó, avô, tio, tia, etc.)”.

A pasta ressalta ainda que, foi instituída no calendário escolar o Dia da Família na Escola, em três momentos específicos do ano letivo, visando oportunizar a integração escola-comunidade como estratégia de reforço à melhoria da aprendizagem.

Vereador 

Em sua fala na Câmara de Palmas, o vereador Filipe Martins (PSC) afirmou que, a democracia prevê o respeito à todos, porém ele não concorda que para integrar um público seja necessário extinguir a figura da mãe, transformando-a em cuidadora.

VEJA TAMBÉM
Psicóloga Marisa Lobo detona o fim do Dia das Mães em escolas do TO: “desconstrução familiar”

“Fico preocupado porque temos várias escolas fechadas, problemas estruturais, e a Secretaria de Educação preocupada em mudar uma homenagem tão importante. Eliminar o dia das mães é uma afronta à sociedade. Peço que esta Casa  de Leis envie uma Moção de Repúdio e que o Governo do Estado possa esclarecer e rever essa mudança”, explicou.

Confira a nota na íntegra||

NOTA

Assunto: Dia de quem cuida de mim

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informa que instituiu no calendário escolar o Dia da Família na Escola, em três momentos específicos do ano letivo, visando oportunizar a integração escola-comunidade como estratégia de reforço à melhoria da aprendizagem.

Entre as ações sugeridas para o primeiro momento, em maio, estão:

  • A participação das famílias nas ações da unidade escolar, a interação entre famílias e escola no processo ensino-aprendizagem, trabalho integrado entre famílias e escola para o alcance de objetivos e metas de aprendizagem;
  • Estudo do Estatuto da Associação de Apoio à Escola, sobretudo quanto às atribuições dos membros que compõem a estrutura básica (Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Escolar e Comunitário);
  • Estudo da Lei n° 3.449, de 11 de abril de 2019, que visa promover a reflexão nas escolas e implementar medidas de segurança, de proteção e prevenção da violência e de atos de constrangimento a educadores;
  • Momento cultural (mostra de arte, mostra de cinema, teatro e outros);
  • Apresentação dos resultados bimestrais;
  • Integração de Projetos Educacionais em comemoração ao “Dia de quem cuida de mim”, alusivo ao 2° Domingo de Maio.
VEJA TAMBÉM
"Substituir Dia das Mães abre precedentes perigosos", diz deputado Eli Borges

Dentro deste contexto, o “Dia de quem cuida de mim”, foi pensado como forma de inserir toda a família dos alunos nas atividades desenvolvidas para o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio a cada ano. Desta forma, crianças cujas mães não estejam presentes, por qualquer motivo que seja, poderão inserir nas celebrações da data as pessoas que lhes dão carinho, proteção e cuidado todos os dias (pai, avó, avô, tio, tia, etc.).

A Seduc reforça que a ação não foi imposta a nenhuma unidade de ensino e que cada escola possui autonomia para definir a melhor forma de celebrar/comemorar o Dia das Mães com as tradicionais homenagens.

Vereador Filipe Martins denuncia possível extinção do “Dia das Mães” em escolas do TO