O acesso facilitará o deslocamento de quem precisa trabalhar, estudar e até chegar às áreas de lazer da cidade

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas assinou, no último dia 14, o decreto que viabiliza a abertura de duas novas ruas no Bairro JK em direção à Avenida Brasília, a Rodovia TO-222. O acesso facilitará o deslocamento de quem precisa trabalhar, estudar e até chegar às áreas de lazer da cidade. A autorização para aquisição da área foi publicada no Diário Oficial nº 1.833.
 
A Secretaria Municipal do Planejamento Urbano já identificou os proprietários e, em breve, encaminhará o ofício para a Procuradoria do Município. “O objetivo é tentar o acordo de forma administrativa e assiná-lo com a presença do juiz. Caso o acordo não aconteça, iremos depositar o valor para desapropriação por interesse coletivo”, explica o procurador municipal, Gustavo Fidalgo.
 
O investimento é proveniente de um convênio com o Governo do Estado, alcançado por meio do deputado estadual Elenil da Penha. Tanto as desapropriações quanto o início da obra dependem do depósito do recurso para o Tesouro Municipal. O prazo para que seja efetivado vai até 18 de dezembro.
 
A obra
As novas ruas irão se chamar Benjamim Constante e Araguaia. Elas terão 92,14 e 129,63 metros de extensão, respectivamente, e 8 metros de largura. No projeto inicial, estão previstos os investidos de R$ 586.297,4, entre recursos estadual e municipal para terraplanagem, drenagem e pavimentação. Para execução, o projeto ainda passará por reprogramação da planilha orçamentária.
 
Vias de acesso
Para melhorar o fluxo de veículos nas principais ruas e avenidas de Araguaína, a Prefeitura vem construindo vias de acesso em pontos estratégicos na cidade. O Projeto Vias de Acesso aos Bairros já melhorou o trânsito em diversos locais. Uma delas é a pavimentação da continuidade da Rua Ademar Vicente Ferreira, a qual interliga a Via Lago ao Centro. Outra que também dá acesso à Via Lago é a Rua Parati, no Setor Beira Lago.
 
São priorizadas outras vias de acesso que passam por três bairros: Rodoviário, Oeste e Cruzeiro. Outras importantes vias de acesso que receberam melhorias são a Avenida Astholfo Leão Borges, no Setor Nova Araguaína, e Avenida Independência, atrás do Unitpac, importantes vias de acesso entre os setores para evitar o fluxo da BR-153. 
 

VEJA TAMBÉM
Araguaína tem programação especial no mês do Aleitamento Materno
A Avenida Independência, atrás do Unitpac, é outro exemplo de importantes vias de acesso entre os setores para evitar o fluxo da BR-153

A Avenida Independência, atrás do Unitpac, é outro exemplo de importantes vias de acesso entre os setores para evitar o fluxo da BR-153