As cópias dos requerimentos foram entregues para representantes de Ongs e intuições em defesa da causa, que atuam em Palmas e no Tocantins. 

“Cuidar dos animais é cuidar da saúde pública. A castração é a maneira de manter o controle populacional dos animais. E esse procedimento, quando feito pelo serviço público, deve priorizar os cães e gatos de donos que possuem baixa renda”, entende Rogério  Santos (PRB),  que recentemente, deu entrada em dois requerimentos, na Câmara Municipal de Palmas,  em defesa dos animais. 


As cópias dos requerimentos foram entregues para representantes de Ongs e intuições em defesa da causa, que atuam em Palmas e no Tocantins. 


O requerimento quê se destaca, é o pedido para ampliar o número de castração em cães e gatos e a equiparação, desse tipo de cirurgia, entre machos e fêmeas. O requerimento pede também, o fácil acesso, ao agendamento desse serviço à população da zona rural. Atualmente feita apenas pela internet, através do Centro de Zoonoses de Palmas. Outro pedido é o aumento do número de castração para animais protegidos pelas ONGs ou instituições que defendem a causa e o fim da eutanásia, de forma cruel e sistemática.
O vereador destaca a importância de respeitar o artigo 3° da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que proíbe os maus tratos e atos cruéis contra os animais, e em casos de doenças graves , ter que passar comprovadamente por sacrifício, o animal deve ser morto, de maneira instantânea e sem dor para evitar momentos de angustia. 


Outro requerimento de autoria do vereador Rogério Santos, dado entrada na Casa, é o que pede a prefeitura da cidade, a implantação do “Parcão”, um espaço para cães e gatos brincarem e gastarem energia, sendo respeitados pelos homens. O recanto de convivência animal oferece benefícios a saúde dos cães e gatos , melhora a qualidade de vida, diminui o estresse e colabora para a saúde psicológica.Se for aprovado, o Parcão deve ser instalado no Parque dos Indígenas, em Palmas. 


Para Solany Moreira, membro do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais, a iniciativa do vereador Rogério Santos em defender a causa, é um passo importante na garantia dos direitos e a defesa dos animais.