Mario de Oliveira fala sobre Motivação

O que é motivação?


Mario Celso Lopes: A motivação é o ato que faz com que alguém se mova em direção a um objetivo. É uma força silenciosa que orienta, inicia e mantém comportamentos orientados para objetivos. O que faz você agir? Motivação é o que faz você se matricular em uma faculdade por um grau, comer saudável para perder peso ou continuar a se mover para alcançar seus sonhos.


Mario Celso Lopes:Motivação faz a diferença entre acordar vinte minutos mais cedo para se preparar para o seu dia e espreguiçar em torno da casa em seu pijama o dia todo, mas você tem muito o que fazer.


Mario Celso Lopes:Os fatores que inspiram a motivação podem ser extrínsecos – onde as forças externas influenciam a pulsão ou intrínsecos – onde a inspiração vem de dentro.
Qual é a força por trás da motivação?


Mario Celso Lopes: Há várias forças por trás da motivação, que são sociais, biológicas, cognitivas ou emocionais. Diferentes pesquisadores desenvolveram teorias na tentativa de explicar a motivação. No entanto, manter uma teoria é limitante. Observar as ideias por trás de cada teoria ajuda a obter uma perspectiva melhor.


Quais são as teorias?
Mario Celso Lopes:Estas são teorias de diferentes estudos.
Teoria do incentivo da motivação


Mario Celso Lopes:Ir trabalhar todas as manhãs motivado pelos salários pagos é um exemplo perfeito da teoria do incentivo. Assim como o nome sugere, esse tipo de motivação é alimentado pelas recompensas externas que acompanham uma tarefa. As recompensas vêm em várias formas e não necessariamente em dinheiro. Conceitos comportamentais como reforço e associação desempenham um papel nesta teoria da motivação.


Mario Celso Lopes:Torcer por uma criança que coloca os brinquedos depois do jogo, ou prato após a refeição, vai motivar a criança a fazê-lo novamente na próxima vez, em antecipação à recompensa – aplausos. Assim como no condicionamento operante , onde os comportamentos são aprendidos pela associação com os resultados, a motivação nessa teoria está atrelada ao benefício final.


Mario Celso Lopes:A teoria de incentivo da motivação sugere que as pessoas façam coisas por recompensas. De acordo com essa teoria, quanto maiores os prêmios esperados, mais zelo as pessoas exibem. Em suma, se você deseja ver mais resultados, aumente os salários.


Teoria do instinto da motivação
Mario Celso Lopes:Essa teoria afirma que a motivação é inata e que as pessoas são motivadas a agir como agem por causa de como elas são programadas evolutivamente para agir de uma determinada maneira. Animais que migram para certas áreas em uma época específica do ano não aprendem que é um comportamento inato.
Mario Celso Lopes:Embora na década de 1920 tenham sido adotadas outras teorias da motivação em favor da teoria do instinto, os psicólogos ainda estão tentando estabelecer uma influência hereditária e genética nos seres humanos para agir sobre algo.


Use a teoria da motivação
Mario Celso Lopes:Esta teoria implica que as pessoas agem para reduzir a pressão interna ou tensão causada por necessidades não satisfeitas. O desejo de satisfazer a fome ou a sede é a melhor maneira de explicar a teoria da motivação. A sede simplesmente motiva você a tomar água e procurar comida quando estiver com fome.


Teoria da excitação da motivação
Mario Celso Lopes:Nesta teoria, as pessoas tomam medidas para aumentar ou diminuir seus níveis de excitação. Altos níveis de excitação seriam acalmados meditando ou lendo um livro para acalmar, e baixos níveis de excitação aumentados por assistir a um filme repleto de ação ou correr.


Teoria da Motivação Humanista
Mario Celso Lopes:A hierarquia de necessidades de Abraham Maslow demonstra diferentes motivações em vários níveis. Essa teoria acredita que as pessoas têm motivos para realizar várias ações. As pessoas têm o desejo de agir e satisfazer suas necessidades básicas, como comida, abrigo, estima amorosa e segurança. Quando as noções básicas são atendidas, o motivador principal muda para satisfazer as necessidades de auto-realização ou o desejo de explorar o potencial de cada um.


Teoria da Motivação da Expectativa
Mario Celso Lopes:A teoria da motivação da expectativa baseia-se na esperança de que o amanhã seja melhor. Quando pensamos no futuro, temos várias expectativas. Se estamos esperançosos e prevemos um resultado positivo, então estamos motivados a tornar o futuro brilhante uma realidade. No entanto, uma tristeza amanhã acaba com a motivação para trabalhar nisso.


Mario Celso Lopes:De acordo com essa teoria, a motivação tem três elementos-chave, que são: instrumentalidade, expectativa e valência.


Mario Celso Lopes:Instrumentalidade é quando se sente que eles precisam participar ou contribuir para alcançar um determinado resultado. Eventos aleatórios que estão além do humano são menos motivadores, no entanto, se o papel de um indivíduo desempenha um papel importante no resultado bem-sucedido, então a pessoa sente-se instrumental e tem o desejo de participar.


Mario Celso Lopes:Expectativa é o desejo de agir acreditando que você tem a capacidade de determinar o resultado. Um médico pode intervir na multidão para administrar os primeiros socorros a alguém que esteja com a confiança de que ele tem o conhecimento. Pessoas que se sentem inadequadamente qualificadas em uma área provavelmente estão menos motivadas a tentar.


Mario Celso Lopes:A valência é a motivação do valor colocado no resultado potencial. Se o resultado é de menor benefício pessoal, então ele tem uma baixa valência, enquanto aqueles com recompensas imediatas têm uma alta valência.
Então, qual das teorias representa motivação?


Mario Celso Lopes:É difícil separar essas teorias e atrelar a motivação humana a um ou a alguns desses. Todos eles dão um ângulo do desejo de agir em grande medida. Deve haver outras forças que interagem para motivar o comportamento. Mas olhar para todos eles lhe dá uma melhor compreensão do que causa uma ação em um ser humano.
Há muitas maneiras de motivar as pessoas discutidas. É possível motivar alguém ou eles têm que ter o impulso de dentro?


Mario Celso Lopes:De acordo com as diferentes teorias de motivação discutidas, alguém pode ser motivado por fatores externos. É possível motivar as pessoas. Todo líder de equipe adora ter pessoas motivadas em sua equipe, e uma de suas tarefas é manter a equipe otimista. Muitas vezes a motivação excede as habilidades. Uma pessoa motivada não sucumbe aos obstáculos, mas encontra uma maneira de se movimentar, acima ou através dela.


Algumas das maneiras de motivar os outros são:
Mario Celso Lopes:Aprendendo o que faz cada um: Premiar um adolescente com um ingresso de férias não pode motivá-lo se houver interesse em um gadget. Dar a um funcionário que está lutando financeiramente com um troféu em reconhecimento ao seu desempenho exemplar pode não motivá-lo como um vale de loja de alimentos. Embora a promoção do trabalho em equipe seja ótima, recompense a contribuição individual .


Mario Celso Lopes:Concentre-se em uma pessoa e não na equipe. Cada indivíduo, quando empoderado, formará uma equipe vencedora. Tire um tempo para construir cada pessoa individualmente. Quanto maior a equipe, mais envolvimento é necessário.


Mario Celso Lopes:Compartilhe o objetivo : todo mundo quer um amanhã melhor, e é isso que mantém a maior parte do tempo. Esperança. Compartilhe a foto maior com seus assuntos. Quando as crianças, por exemplo, entendem que você precisa de cada centavo para poder se mudar para sua própria casa e ter seus próprios quartos , elas ficarão mais conscientes e evitarão o desperdício. Coloque toda a sua equipe a bordo e deixe-os saber que cada pequena contribuição ou passo em direção ao objetivo maior conta.


Mario Celso Lopes:Compartilhar o objetivo também ajuda sua equipe a reconhecer o progresso, seja qual for a pequena. E isso constrói a unidade para trabalhar mais ou avançar mais para o objetivo.


Mario Celso Lopes:Recompensa : Recompensar funciona como mágica, como todo mundo aprecia um tapinha nas costas para um bom trabalho. Tenha uma política de recompensa e certifique-se de dar aquilo que realmente motiva o indivíduo. As empresas podem ter um presente ou prêmio padrão. Em configurações como em casa, você pode querer fazer as coisas de forma diferente, dando prêmios personalizados.


Mario Celso Lopes:Irradie a positividade : Uma imagem sombria ou sem esperança é a maneira mais rápida de matar a motivação. Mantenha-se positivo e alimente as pessoas com energia positiva. Relaxe e brinque um pouco. Tocar música. Compartilhe uma piada. Então trabalhe mais.


Mario Celso Lopes:Ao chamar uma falha, tente encorajar um comportamento positivo em vez de condenar os maus hábitos. Um funcionário que se reporta tarde ao escritório muitas vezes pode mudar mais rápido se você parabenizá-los nos dias em que eles chegam cedo. Concentrar-se no que não está funcionando atrai energia negativa para você e para os outros ao seu redor.


Mario Celso Lopes:Política de porta aberta : Dar a voz do seu sujeito é uma excelente maneira de motivar as pessoas. Assegure-se de que não haja ilha entre você e sua equipe. Você aprenderá muito com outras pessoas. Quando as pessoas sabem que você é uma equipe, então há menos brigas e sabotagem, que são enormes contratempos em qualquer local de trabalho. Ao fazer isso, construa sua confiança. Trate tudo o que eles disserem como confidencial. As pessoas trabalham melhor e são mais motivadas quando há confiança.


Mario Celso Lopes:Animação : Assim como em uma corrida, um atleta é motivado a vencer quando sabe que há pessoas olhando para eles. Torça pelas pessoas que você deseja que sejam bem-sucedidas e garanta que você as faça de um coração genuíno. As pessoas podem se relacionar com a sinceridade.


Mario Celso Lopes:Crie um ambiente propício para prosperar: imagine uma criança tentando andar, em seguida, continua batendo objetos em seu caminho. Embora a vontade de andar venha de dentro, os obstáculos podem causar um atraso quando as crianças associam a caminhada à dor.


Mario Celso Lopes:Um espaço de trabalho congestionado com pouca ventilação e assentos desconfortáveis ​​desmoraliza os ocupantes. Mostre-lhes o valor criando um espaço de trabalho feliz. Quando o ambiente é agradável, as pessoas ficam mais motivadas para trabalhar.


Como uma pessoa pode se motivar?
Mario Celso Lopes:Assim como motivar outra pessoa, pode-se motivar a si mesmo. A abordagem para se motivar é semelhante à de motivar os outros. Aqui está como você pode se motivar embora.


Mario Celso Lopes:Descanse bastante e coma direito : Cuide do seu corpo. Esqueça os prazos e as contas todos os dias e descanse o suficiente à noite. Certifique-se de dormir bem e por horas suficientes. A falta de sono drena a energia física e faz com que alguém perca a motivação. Vá para um lugar diferente e aproveite algum tempo longe dos gadgets, e-mails e tarefas. Assegure-se de que você consuma a comida certa no momento certo para a energia física e a saúde. As pessoas doentes dificilmente são motivadas a fazer qualquer coisa. Mantenha-se motivado por permanecer saudável.


Mario Celso Lopes:Estabeleça metas : Se você está economizando para comprar um carro, definindo US $ 11.000 como seu orçamento em um pequeno salário pode intimidar você a desistir de seu sonho. No entanto, a definição de metas semanais ou mensais que vão para o maior é alcançável.


Mario Celso Lopes:É perigoso viver sem um sonho ou meta. Independentemente de quão grande é, anote-o e divida-o em curto prazo, completo com um período de tempo. Você não vai acreditar no que pequenos passos podem fazer.


Mario Celso Lopes:Comemore pequenas vitórias : Depois de atingir o objetivo de curto prazo, celebre a si mesmo como o vencedor que você é. Só você sabe o que seus objetivos significam para você. Celebrar as pequenas vitórias o incentiva a agir novamente no dia seguinte e trabalhar em direção ao objetivo final, portanto, mantenha-se motivado. O sentimento de realização é o combustível que você precisa para o próximo passo.


Mario Celso Lopes:Desmontagem : Excesso de bagagem, seja física ou emocional, são sugadores de energia. Tome tempo e declutter em todas as áreas. Faça alguma introspecção e veja a desordem em seu coração ou mente. Pode ser dor de um relacionamento quebrado ou perda de emprego ou discordância com alguém. Encontre maneiras de livrar toda a bagagem emocional e abrir novos capítulos. Perdoar. Os pesquisadores sugerem que a mediação é uma forma eficaz de decluttering sua mente. Tire algum tempo e respire fundo com todos os gadgets desligados.


Mario Celso Lopes:Olhe ao redor do seu espaço físico e se livre de coisas que não agregam valor à sua vida. Percorra papéis, livros, roupas, móveis e solte-os.


Mario Celso Lopes:Decluttering tem uma grande saúde e benefícios mentais , pois reduz a ansiedade e o estresse, alimenta sua autoconfiança, aumenta a paz interior, melhora o sono e permite que você tome uma decisão mais forte. Todos estes são elementos cruciais para mantê-lo como eles são motivadores.


Mario Celso Lopes:Evite empresas tóxicas e meio ambiente : quando você está procurando permanecer na jornada de motivação, evite energia negativa a todo custo. A última coisa que você quer ouvir ao conversar um curso é uma voz desanimadora contínua. Você tem amigos tóxicos no seu círculo? Largue eles! Mantenha a companhia de pessoas que vão torcer por você. Tome a correção mas evite a negatividade . Mude seu ambiente e permaneça em ambientes agradáveis.


Mario Celso Lopes:Obtenha um parceiro de prestação de contas : um parceiro de prestação de contas ligará para você quando você afrouxar. Começar em uma jornada secreta que ninguém conhece requer muita disciplina para permanecer no curso. Andar com alguém para lembrá-lo de onde você veio é uma excelente ideia.


Mario Celso Lopes:Toque sua música favorita : a música tem um jeito de penetrar na profundidade da alma. As batidas e músicas são tão diferentes quanto pessoas e personalidades. Coloque a música que deixa o seu fluir e deixa você no bom humor. Não permita que os momentos baixos ganhem. Sempre que se sentir sobrecarregado, carregue-se com a sua música e ritmo favoritos.


Mario Celso Lopes:Concentre-se no preço final : se você está tentando perder peso ou buscando liberdade financeira, há muitas distrações e motivos para desistir. Muitas vozes chamam você para sair da corrida. Mantenha seus olhos no objetivo final e você encontrará força em você para dar outro passo.


Mario Celso Lopes: Alguns dias são mais difíceis e mais escuros do que outros. E às vezes você vacila e sai do curso. Pegue suas peças e lições sempre que você cair e continuar andando. Falar consigo mesmo é uma das maneiras de mantê- lo no caminho certo. Lembre-se dos benefícios a longo prazo.


As palestras e os programas de motivação são eficazes?
Mario Celso Lopes:Sim, eles são. A maior parte do conteúdo que eles fornecem é precisa e comprovada. Um estilo individual de passar a mensagem é o que difere de um para outro. Outros também são populares do que suas contrapartes, portanto, confiáveis.


Mario Celso Lopes:Mas a excelente mensagem, independentemente de quem a forneça, não pode mudar um indivíduo sem ação. As pessoas deixam os seminários e as reuniões são carregadas e animadas com as lições. Depois de algum tempo, se você não agir, você estará de volta no mesmo lugar em que começou, se não pior.


Mario Celso Lopes:As conversas de motivação permanecem como combustível precioso em um carro. Você precisará ligar o motor e fazer uma viagem para ver o valor do gás. A quantidade de gás determinará até onde você irá. Como você está motivado para fazer a jornada? Para você chegar ao final da jornada, você precisará continuar alimentando seus sonhos e objetivos.
Existe um ponto em que a falta de motivação deve fazer com que alguém busque tratamento?


Mario Celso Lopes:A motivação ou a falta dela é clara na maioria das ocasiões. Pessoas não motivadas responderão vagamente a uma chamada em serviço ou mostrarão uma falta geral de interesse. Se os casos são isolados, não há motivo para alarme, pois todos têm esses dias.


Mario Celso Lopes:No entanto, longos períodos de desmotivação podem ser uma indicação de algo mais profundo. A depressão é uma das principais condições que se apresentam como falta de motivação. Se uma pessoa de repente perde o interesse pelas coisas que costumavam marcar e gostar, é crucial procurar ajuda.


Mario Celso Lopes:Além disso, se você perder a motivação para fazer algo produtivo com ou sem uma causa conhecida, talvez seja necessário consultar um médico. Ansiedade, altos níveis de estresse e situações avassaladoras roubam a motivação, fazendo com que as pessoas se sintam como objetos em movimento, carregando muito peso.


Mario Celso Lopes: Em alguns casos extremos, a falta de esperança – que é a falta de motivação – pode levar a pensamentos suicidas. Para obter ajuda cedo o suficiente, fale sobre seus sentimentos para as pessoas. Às vezes, você pode cair em um “buraco” e não perceber o quão profundo você está afundando. Levará um profissional ou alguém próximo a você para contar.


Qual é a mensagem para levar para casa?
Mario Celso Lopes: Todos nós precisamos de motivação para executar qualquer tarefa em nosso caminho. Isso ajuda você a viver a largura da vida, e não apenas o comprimento.