Da redação

Mais de nove mil ações foram executadas pelo Corpo de Bombeiros Militar no segundo final de semana da Temporada de Praia 2019. A instituição fez um balanço e constatou que as medidas de prevenção, onde os bombeiros militares interagem com os banhistas para orientações, foi o tipo trabalho mais executado no período: 9.022 no total.

As medidas de prevenção ocorreram nas oito praias atendidas diretamente pelo CBM. Nesses locais de lazer e entretenimento, 26 guarda-vidas bombeiros militares prestaram atendimentos.

Durante o final de semana, o Corpo de Bombeiros Militar ainda atendeu 59 praias com rondas, sendo a maior parte na região de Palmas com 14 praias. Depois foram 10 em Colinas e região e em terceiro Dianópolis e região com nove. As demais cidades foram Araguatins (8), Gurupi (7), Porto Nacional (6) e Paraíso do Tocantins (5).

No final de semana, quatro Atendimentos Pré-Hospitalares (APH) foram executados, sendo dois em Porto Nacional e dois em Gurupi.

Outros dados

Desde o início de janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar já registrou 30 mortes por afogamento no Tocantins. Contudo, na Temporada de Praia 2019, foram apenas três ocorrências dessa natureza.

VEJA TAMBÉM
Temporada de praia se inicia no Estado e aumenta vendas do comércio em 200%

O major Antônio Luiz Soares da Silva, gerente do Sistema Integrado de Operações (SIOP), relata que cerca de 70% das ocorrências sugerem relação de consumo de bebida alcoólica.

“É importante que a pessoa que vai para os rios e praias tenha consciência do perigo nessa relação água e bebiba alcoólica. São duas coisas que não combinam. E os amigos que estão por perto da pessoa que se apresenta com algum grau de embriaguês, devem ajudar a mantê-la sempre por perto e no seco”, alerta o major.