A maioria de nós pensa que pensar é algo que simplesmente acontece conosco e que nos falta algum controle sobre nossos pensamentos conta Luiz Gastão Bittencourt. Bem, isso não poderia estar mais longe da verdade. No entanto, você sabe, colocando um pouco de esforço, você pode ter controle sobre seus pensamentos. É porque você é quem escolhe seus pensamentos.

Imediatamente você começa a acreditar que você não tem controle sobre seus pensamentos, você estará produzindo negatividade, e será um desafio superá-lo. O pensamento negativo é o começo de uma espiral muito destrutiva que o leva para baixo rapidamente.

O pensamento negativo, se deixado desacompanhado, apresenta conseqüências devastadoras. Uma delas é perder a auto-estima, o que faz com que você não tenha crença em si mesmo. Depois de algum tempo, você não terá motivação para melhorar suas circunstâncias porque acha que é um fracasso antes mesmo de começar.

Para você ser feliz, ter sucesso e alcançar seus sonhos e objetivos, é vital superar o pensamento negativo nos estágios iniciais. A grande questão é, como você evita o pensamento negativo? Você pode evitar isso treinando sua mente para pensar positivo. Isto é como fazer isto;

Como pensar positivo

Luiz Gastão Bittencourt: Treinar sua mente para pensar positivamente é conseguido alavancando um conceito direto. Nossas mentes são projetadas para ter largura de banda suficiente para se concentrar apenas em um pensamento por vez. Portanto, tudo que você precisa fazer é manter sua mente focada em pensamentos positivos e edificantes. Faça isso até formar os mesmos tipos de caminhos neurais criados em sua mente para estabelecer um novo hábito.

Luiz Gastão Bittencourt Pereira: A qualquer momento, um evento negativo surge em sua cabeça, lembre-se de que sua resposta é o que realmente determina o resultado. Em tais situações, tente encontrar uma resposta positiva ou uma lição otimista que você possa usar para superar o pensamento negativo.

Luiz Gastão Bittencourt: Você também pode tentar ter afirmações positivas em sua mente. Afirmações positivas referem-se às frases positivas que podem ser repetidas várias vezes para ajudá-lo a se livrar de pensamentos negativos. Ao fazer isso, você também estará incentivando uma atitude positiva.

Luiz Gastão Bittencourt: Essa é uma maneira pela qual você pode se livrar de pensamentos negativos. Se isso não for suficiente para você, considere as seguintes perguntas e respostas que podem fazer você ter uma mente positiva, sentir-se feliz, sentir-se motivado e melhorar seu bem-estar.

Luiz Gastão Bittencourt: Com que frequência você se debruça sobre desafios e fica ansioso demais?
Problemas e desafios da vida são de alguma forma inevitáveis. O problema é que a maioria de nós habita todo o nosso pensamento no problema que estamos enfrentando e fica ansioso demais. No entanto, também estamos preocupados que até nos esqueçamos de examinar a situação para ver se podemos obter uma solução para o problema.

Luiz Gastão Bittencourt: Se você tomar o seu tempo, há grandes chances de você encontrar uma solução poderosa para o problema que você está enfrentando. A solução pode até ser muito poderosa para ajudá-lo a resolver desafios semelhantes no futuro.

Que passos você pode dar para melhorar a parte de você que o deixa ansioso demais?

Luiz Gastão Bittencourt: Existem três etapas que você pode usar para se sentir menos preocupado ou ansioso diante de problemas. Esses passos são – primeiro, quando confrontados com um problema, reserve um tempo para realmente pensar no conceito de problemas como uma oportunidade de se construir.

Luiz Gastão Bittencourt: Segundo, resolva o problema o mais rápido possível e crie um sistema que o ajudará a evitar o mesmo problema no futuro. Por fim, não permita que os problemas apodreçam demais em sua mente, porque às vezes isso pode desaparecer por conta própria. Portanto, por que não permitir que ele saia de sua mente e siga em frente?

O que te prende ?

Luiz Gastão Bittencourt: Outra maneira de fugir ou evitar pensar sobre os problemas que você está enfrentando por muito tempo é fazendo o que você ama ou fazendo o que impulsiona você. Todo mundo tem algo que os motiva e motiva. Comece por entender de onde você tira sua motivação. Isso inclui saber quando você está no seu estado mais motivado e quando você está menos motivado. Isto irá percorrer um longo caminho para que você se sinta positivo.

Você está conectado com seus valores?

Luiz Gastão Bittencourt: Na vida, a paixão é um combustível natural para a felicidade, positividade, motivação e bem-estar. É certo conectar seus objetivos a seus valores mais profundos de verdade. É porque você vai acreditar sinceramente em sua missão. No entanto, você não terá que convocar um grande esforço para se motivar na vida. Experimente e invista mais esforço para alinhar seus objetivos com seus valores e, de fato, você encontrará prazer nas atividades que faz na vida.

Qual é o seu propósito na vida?

Luiz Gastão Bittencourt: É uma questão que nunca envelhece. Conhecer o seu propósito na vida é uma maneira de se motivar para alcançar seus objetivos. No entanto, isso faz com que você aproveite o processo. Ter um maior senso de identidade e propósito na vida faz com que cada obstáculo seja uma oportunidade de crescer e melhorar. Portanto, conheça o seu propósito e deixe que seja sua bússola na vida.

Com que frequência você visualiza o sucesso?

Luiz Gastão Bittencourt: Se você está indo para uma entrevista ou prestes a participar de uma competição, vale a pena visualizar-se como bem sucedido. Visualizar o alcance de seus objetivos ajuda a aumentar sua motivação para ação. Nosso sistema nervoso central é projetado de tal maneira que não pode reconhecer a diferença entre realidade e imaginação; Portanto, ver-se bem sucedido provoca o mesmo sentimento dentro de você, como se estivesse realmente fazendo isso. No entanto, é uma maneira perfeita de aumentar sua confiança em sua capacidade de se tornar bem-sucedido.

VEJA TAMBÉM
Luiz Gastão Bittencourt responde a 20 perguntas de felicidade e bem-estar

Por que você está tão cheio de negatividade?

Luiz Gastão Bittencourt: Uma maneira de resolver qualquer desafio que você enfrenta na vida é conhecer a raiz do problema. Isso se aplica a sentir-se negativo na vida. O que te faz sentir tão negativo? São seus amigos, seu local de trabalho ou seu amante? Se é alguém que faz você se sentir negativo, então é melhor se separar se você não conseguir resolver o problema entre vocês dois. Se é o seu local de trabalho, comece a procurar outro emprego. Às vezes, não são as pessoas ao nosso redor que nos fazem sentir tão negativas. Pode ser você mesmo. Você se despreza e se vê como um fracasso? Tome seu tempo e saiba a causa de toda a negatividade em sua vida.

Você se recompensa?

Luiz Gastão Bittencourt: Recompensa alimenta positividade e motivação. Recompensar-se não deve ser apenas depois de ganhar o jackpot, mas também depois de ter pequenas conquistas. De fato, quando você reconhece algumas das pequenas conquistas e se recompensa, isso dá uma grande fonte de motivação intrínseca. Recompensar-se, permite-lhe apreciar cada sucesso, cada marco e cada momento para o que é.

Luiz Gastão Bittencourt: Não seja sério demais, em vez disso, seja gentil consigo mesmo em momentos difíceis e parabenize-se por qualquer sucesso que surja em seu caminho. Lembre-se de que os passos pequenos ou pequenos cobrem grandes distâncias; portanto, aproveite a jornada.

Você é muito duro consigo mesmo?

Luiz Gastão Bittencourt: Às vezes, na vida, faça uma pausa por um segundo e faça a si mesmo essa pergunta. Evite ser crítico para si mesmo. A crítica construtiva é saudável para o seu bem-estar e crescimento. No entanto, você deve entender a diferença entre isso e críticas prejudiciais.

Luiz Gastão Bittencourt: Culpar-se demais dos seus erros não o ajudará a resolver os erros; em vez disso, você estará destruindo sua autoconfiança e roubando sua felicidade. Aceite a maneira como os desafios acontecem e encontre uma maneira de seguir em frente. Sempre procure maneiras de aprender com seus erros, em vez de ser muito duro consigo mesmo.

Como você começa a acreditar em si mesmo?

Luiz Gastão Bittencourt: Acreditar em si mesmo não deve ser difícil. Comece escrevendo uma lista de coisas que você mais ama a seu respeito. Se você encontrar um desafio em conhecer essas coisas, converse com seus amigos próximos para ajudá-lo. No entanto, pensar sobre o que você fez que faz você se sentir orgulhoso é uma maneira que pode fazer você acreditar em si mesmo. Quando você acredita em si mesmo, você definitivamente será feliz e positivo na vida.

O pensamento positivo pode ajudá-lo a viver mais?

Luiz Gastão Bittencourt: Levar a questão como um acionador de partida para o seu dia-a-dia. O pensamento positivo irá ajudá-lo a viver mais tempo; no entanto, você deve adicionar outros fatores, como boa saúde. No entanto, o pensamento positivo mantém você livre de estresse e depressão, que são uma causa de muitas mortes. Portanto, continue sorrindo.

O que você deve fazer quando alguém magoa seus sentimentos por suas ações?

Luiz Gastão Bittencourt: Bem, esta questão depende de duas coisas. Se a pessoa está fazendo isso de propósito, então deixe-os ir. Você não merece essa negatividade em sua vida. Por outro lado, se a pessoa que está sofrendo não perceber o que está fazendo, tente conversar com ela sobre seus sentimentos. Vamos nos concentrar na segunda parte de sermos feridos sem a pessoa saber. A solução está falando com eles. Isso mostra o poder na comunicação. Não há necessidade de guardar rancor ou ocultar seus verdadeiros sentimentos. Fale isso! Falar resolve os problemas, o que consequentemente fará você feliz.

Como você pode quebrar seu ciclo de pensamentos ruins sobre as pessoas que mais ama?

Luiz Gastão Bittencourt: A questão primeiro depende do tipo de pensamentos ruins que você está tendo. Obter pensamentos negativos sobre as pessoas que amamos é algo comum. E, às vezes, se você deixar isso controlar você, você pode acabar concluindo outras coisas que não são verdadeiras. No final, você estará roubando sua felicidade. Uma maneira de parar de ter esses pensamentos negativos sobre as pessoas que mais amamos é nos lembrar de como ele é e foi bom para você. Ao fazer isso, os pensamentos negativos desaparecerão.

Qual vocabulário você usa?

Luiz Gastão Bittencourt: As palavras que usamos ou, antes, o que falamos sobre nós mesmos realmente acontecem. Quando você fala de positividade, há uma dúvida de que você se sentirá positivo e feliz. Portanto, tente reformular as palavras que você usa em seus diálogos, assim como seus pensamentos. Substitua as conotações negativas por aquelas que trazem uma impressão positiva. Sempre tente e pregue positividade em sua vida.

VEJA TAMBÉM
Luiz Gastão Bittencourt dá dicas de desenvolvimento pessoal

Com que frequência você reclama?

Luiz Gastão Bittencourt: Tome seu tempo e veja quantas vezes você reclama das coisas ao seu redor, especialmente coisas sobre as quais você não tem controle. Apesar da situação, tente reduzir a quantidade de reclamações que você faz e comece a reconhecer que existem coisas que você não pode mudar. Aceite-os e liberte-os. No entanto, se você achar que a causa da reclamação é algo que você pode mudar, procure melhorar a situação. Além disso, tente e faça algo positivo para remover a causa da reclamação.

Quão paciente você é?

Luiz Gastão Bittencourt: Seus pensamentos, crenças e atitudes podem levar tempo para mudar; no entanto, colocando dedicação e perseverança, é possível mudar essas coisas. Um valor que pode realmente prejudicar você é a paciência. A falta de paciência pode fazer você tomar decisões precipitadas, concluir o que não é verdade. E, no final, você fica com pensamentos negativos.

Luiz Gastão Bittencourt: Como dito acima, superar pensamentos negativos pode demorar um pouco. No entanto, toda vez que você sentir que está voltando para uma mentalidade negativa geral, lembre-se de que uma atitude positiva é uma situação que irá beneficiá-lo mentalmente, emocionalmente e até mesmo fisicamente a longo prazo.

Você faz tempo para você?

Luiz Gastão Bittencourt: Um erro comum que a maioria de nós faz é preencher nossos dias com coisas que não atendem nossos desejos ou necessidades. Bem, para uma pessoa bem-intencionada, essa é a coisa certa a fazer. No entanto, às vezes fazemos muito disso e nos esquecemos de nós mesmos. Tente criar uma programação que lhe dê pelo menos uma pequena quantidade de tempo reservada para você se divertir.

Luiz Gastão Bittencourt: É hora de se divertir; portanto, não há necessidade de fazer algo produtivo – ler um livro para se divertir ou jogar um jogo que você gosta fará o truque. Essas fatias de “eu tempo” oferecem um propósito para seus dias e lembram que há mais na vida do que seus outros compromissos.

A visão de outras pessoas sobre sua vida afeta você?

Luiz Gastão Bittencourt: Aqui, é tudo sobre estar orgulhoso de si mesmo. Na vida, quando você está constantemente tentando provar seu valor para outras pessoas, você estará apenas roubando sua paz de espírito. É porque os humanos nunca estão satisfeitos. Dê a alguém uma moeda; ele ou ela ainda vai querer mais e até esquecer a primeira moeda que você deu a eles.

Luiz Gastão Bittencourt: Sim, a visão de outras pessoas pode ser útil se for uma crítica puramente construtiva ou apenas um conselho. No entanto, não deixe que seu objetivo seja satisfatório para eles. Seja orgulhoso de quem você é, e não se estresse sobre a necessidade de mudar para que você possa se encaixar a aprovação de todos. Você ganhará uma maior sensação de paz de espírito simplesmente tendo a confiança de quem você é.

Com que frequência você sai de casa?

Luiz Gastão Bittencourt: A natureza é naturalmente pacífica. Você faz caminhadas pela natureza? Naturalmente, a natureza faz um ótimo trabalho ao transferir essa paz para nossos corpos. Reserve algum tempo para passar o tempo em um lugar tranquilo ao ar livre. Esses lugares devem estar livres de ruído artificial como o tráfego. Acampamentos e grandes cidades são bons lugares para você procurar por um pequeno pedaço de serenidade que vai um longo caminho para lhe dar paz.

Você deixa o tempo de lado para se concentrar nos outros?

Luiz Gastão Bittencourt: Um modo poderoso de obter felicidade e paz interior é dar parte de seu esforço e tempo a uma causa fora de você. Selecione uma das instituições de caridade locais em torno de seu bairro e voluntário em uma base regular. Não há dúvida de que trabalhar por uma causa destinada a ajudar os menos afortunados lhe dará uma grande sensação. Quando você fizer isso, até o final do dia, você se sentirá orgulhoso da realização que você fez.

Você luta contra a realidade?

Luiz Gastão Bittencourt: Algumas situações na vida simplesmente não vão mudar. Lutando com eles em sua mente e não aceitando que eles serão, apenas deixarão você triste. Por exemplo, um homem que deseja crescer seis metros de altura; no entanto, ele pára de crescer vários centímetros a marca. Existe alguma coisa que ele possa fazer? Não. Portanto, em seu caso, em vez de lamentar sua altura, ele deve aceitar a si mesmo pelo que é. Treine-se para aceitar a realidade e procure uma maneira de apreciar o que você tem.

Pensamentos finais

Luiz Gastão Bittencourt: Ter uma atitude positiva é uma maneira de esperar que as coisas boas aconteçam. Em outras palavras, é tudo sobre olhar para o lado mais brilhante da vida. O pensamento positivo é uma atitude metálica que estimula o crescimento, a confiança e o sucesso. A vida pode ser difícil em algum momento, e você pode enfrentar muitos desafios ao longo do caminho. No entanto, esperar coisas boas é uma boa coisa, pois você estará se dando paz e felicidade.

Luiz Gastão Bittencourt: Use estas 21 perguntas e respostas e medite sobre elas para você se construir. Diga isso todos os dias, “não tenha medo de começar de novo, porque desta vez você não está começando do zero, mas começando pela experiência”. Muito bem sucedida!