Da redação

MP altera os plantões de médicos e outros profissionais da saúde — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O Governo do Tocantins publicou nesta quinta-feira (1º) uma nova Medida Provisória sobre a jornada de trabalho dos profissionais da saúde do estado. A primeira proposta, publicada em março, foi alvo de críticas da categoria e acabou sendo suspensa pela Justiça. O novo texto prevê que será possível que os servidores cumpram a jornada em plantões com três tempos de duração ou em horário comercial.

+ Governo do Tocantins realiza blitz para comemorar o Dia do Orgulho LGBTI+

A MP autoriza plantões de 6, 12 ou 24 horas. O horário de início e termino dos plantões varia de acordo com a necessidade da Unidade de Saúde na qual o servidor estiver lotado. Já a chamada ‘jornada básica de trabalho’, para os profissionais que não cumprem plantão, será das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Ela pode ser escalonada caso a unidade funcione até 19h.

+ Saúde mental dos ministros é pauta na 86ª AGO da Comadespe, que começa amanha (25)

VEJA TAMBÉM
Governador destaca importância da educação no combate às drogas durante evento em Palmas

Veja como ficam os plantões por mês

Médicos e cirurgiões dentistas

  • Para carga horária de 20 horas semanais – os profissionais poderão cumprir a jornada em seis plantões de 12 horas + um plantão de 6 horas ou em três plantões de 24 horas + um plantão de 6 horas.
  • Para carga horária de 40 horas semanais – serão treze plantões de doze horas ou seis plantões de 24 horas + um plantão de 12 horas.
  • Para carga horária de 60 horas semanais – dezenove plantões de doze horas + um plantão de 6 horas ou nove plantões de 24 horas +um plantão de 12 horas + um plantão de 6 horas.

Enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e outros

  • Para carga horária de 30 horas semanais – nove; dez; ou onze plantões de 12 horas ou dezoito; vinte; ou vinte e dois plantões de 6 horas; ou quatro plantões de 24 horas + um plantão de 12 horas; cinco plantões de 24 horas; ou cinco plantões de 24 horas + um plantão de 12 horas. Todos de acordo com o mês vigente.
VEJA TAMBÉM
Siqueira Campos e ex- secretário de Saúde tem bens e imóveis bloqueados pela Justiça

Técnicos de Radiologia

  • Para carga horária de 24 horas semanais – De oito a nove plantões de 12 horas de acordo com o mês vigente ou quatro plantões de 24 horas + um plantão de 12 horas.

(Com G1)