Da redação

Governador Mauro Carlesse avaliou como bastante produtiva a reunião com o governador Mauro Mendes que marcou o andamento das discussões para a realização da obra  (Foto: Washington Luis/Governo do Tocantins)   

Os governadores do Tocantins, Mauro Carlesse, e do Mato Grosso, Mauro Mendes, se reuniram no fim da tarde desta quinta-feira, 1º de agosto, no Palácio Araguaia, em Palmas, para tratar de uma parceria entre os dois estados visando a construção da rodovia TO-500 (travessia da Ilha do Bananal). O Governador do Mato Grosso está em Palmas onde participa do Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

O projeto que é de interesse dos dois estados é tratado como prioridade, pois, na visão dos dois governadores, a construção da TO-500 juntamente com uma ponte sobre o Rio Araguaia na divisa do Tocantins com o Mato Grosso irá alavancar o desenvolvimento de toda a região influenciada pela obra.

+ Carlesse solicita apoio ao Ministro do Turismo para asfaltar acesso ao Jalapão

O governador Mauro Carlesse avaliou como bastante produtiva a reunião que marcou o andamento das discussões para a realização dessa obra. A partir de então, os dois estados irão trabalhar em conjunto na realização de estudos e projetos visando a execução da obra. “Essa estrada irá unir os estados que hoje estão separados quase mil quilômetros. Essa estrada ajuda não só o Tocantins e o Mato Grosso, ela ajuda o Brasil a se desenvolver a gerar empregos, pois vai atrair mais produtores e investidores para as duas regiões. Agora, vamos juntar as equipes dos dois estados para fazer os projetos e para que a obra seja realizada o mais rápido possível”, afirmou.

O governador Mauro Mendes, do Mato Grosso, tem a mesma opinião do Governador do Tocantins e entende que a realização dessa obra irá alavancar o desenvolvimento nos dois estados. “É uma obra muito importante para o Tocantins e muito mais importante para a região do Araguaia, que começa a se transformar na mais nova fronteira agrícola do Mato Grosso. Nossa meta é superar os 100 milhões de toneladas nos próximos 10 anos, mas para isso estamos trabalhando novas fronteiras. E criar logística pra isso é a grande missão que temos nos próximos quatro anos. A TO-500 está na rota da nossa prioridade. Precisamos desenvolver uma política junto ao Governo Federal, criar uma sinergia entre os dois governos estaduais, enfrentar as questões ambientais, criar o projeto básico para viabilizar os recursos e construir a obra”, disse Mauro Mendes.

Recepção

Ainda no fim da tarde desta quinta-feira, o governador Mauro Carlesse também recebeu no Palácio Araguaia os governadores do Amapá, Waldez Góes, que é o presidente do Fórum de Governadores da Amazônia Legal, e o governador de Roraima, Antônio Denarium. Em seguida, todos participaram do culto ecumênico em celebração aos 91 anos do senador Siqueira Campos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here