A iniciativa busca reduzir a fila de espera dos pacientes eletivos, aqueles que não têm risco eminente de morte, não urgentes, mas que necessitam de procedimento cirúrgico

Cirurgias do aparelho digestivo, colecistectomia e hernioplastia foram os procedimentos realizados na terceira campanha de cirurgias eletivas do Hospital Regional de Miracema (HRM). O evento, em que ocorreram as primeiras cirurgias por videolaparoscopia, da unidade, aconteceu no sábado, 03, e nove pacientes dos municípios de Palmas e Miracema passaram por procedimentos cirúrgicos.

Segundo informações da unidade hospitalar, dos pacientes atendidos, oito formam regulados pela  Central de Regulação do Estado (SISREG) e um de urgência. “A iniciativa busca reduzir a fila de espera dos pacientes eletivos, aqueles que não têm risco eminente de morte, não urgentes, mas que necessitam de procedimento cirúrgico”, explica a diretora geral do HRM, Maria da Penha Bandeira.

Ainda segundo a diretora, “foi imprescindível à participação de toda equipe bem como o Dr. Ricardo Rocha Coelho Moraes (Direção Técnica);  Dr. Pedro Paulo Abrão Martins de Oliveira (Direção Clínica); Dr. Dhyogo Paulo Severo Silva (Coordenação de Cirurgia) e a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que disponibilizou  o equipamento Torre de Videocirurgia”, destacou.

VEJA TAMBÉM
Multiplique Jovem inicia no próximo dia 26 de maio em Palmas com a participação de Heloisa Rosa

+ Funcionários fantasmas são apreendidos pelo pela Polícia Civil em Araguaína e Sampaio

+ Naturatins é alvo de investigação do MP por licenças emitidas para desmatamento

A atuação das equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) também foi elencada por Penha. “Contamos com farmácia e almoxarifado abastecidos de medicamentos, materiais e insumos hospitalares necessário para o bom funcionamento, graças ao comprometimento da Secretaria”.

Morador de Palmas, Ailton Pereira da Silva afirmou que “estava há anos na fila e vim aqui para Miracema, fui muito bem recebido e agradeço a força de todos e o andamento do procedimento e espero que a recuperação seja a melhor possível”.

Equipe

A equipe desta campanha foi composta pelos médicos: Dr. Itágores  Hoffman I, Dr. Dhyogo Paulo Severo Silva (Coordenadores da Campanha),Dr. Paulo Marcio Royo Mota-  Anestesista, Dr. Jobel de Souza Egito, Além da equipe de enfermagem, maqueiro e auxiliares de limpeza. 

Os procedimentos ainda tiveram a colaboração voluntária dos residentes do Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo da UFT,  Dr. Alfredo Arantes e a instrumentadora Mayara Rodrigues.